quinta-feira, 30 de abril de 2009

O imeiul

Diariamente recebo inúmeros e-mails de amigos, de conhecidos e de desconhecidos, além dos tradicionais spams e aqueles com vírus. Recebo regularmente de alguns amigos vários e-mails com mensagens, correntes, piadas, protestos, fotos, filmes, animações, campanhas e um monte de coisas mais. Para quem está conectado na rede, o e-mail é a porta de entrada para o contato. Também produzo e envio uma boa quantidade de e-mails, como este, falando sobre e-mails...

Apesar de receber muita porcaria, me sinto um cara privilegiado por poder desfrutar de tantos contatos diariamente, e faço o possível para aproveitar ao máximo estas oportunidades que batem à minha porta eletrônica. O mundo é movido por conhecimento, transmitido de forma cada vez mais rápida. A maioria dos negócios são fechados com base em relacionamentos. Não adianta ter a melhor idéia, o melhor projeto ou a melhor proposta. Se ela não for encaminhada à pessoa certa na organização, o negócio não será fechado e não produzirá efeitos.

Quem envia um e-mail espera algo do destinatário ou quer compartilhar algo com ele. No mínimo, a atenção dele. Fora os spams e e-mails com vírus, leio todos os e-mails que recebo e procuro dar um retorno a quem me enviou, sempre que possível ou necessário. Os e-mails enviados por amigos ou conhecidos são sempre lidos com muita atenção, mesmo que o conteúdo aparentemente seja desinteressante ou repetitivo. Tenho encontrado nos e-mails recebidos uma boa fonte de informações e conteúdo para meu trabalho como palestrante e consultor. Além disso, através dos contatos por e-mail estou constantemente ampliando e reforçando a minha rede de relacionamentos, fundamental para os negócios.

Escrevo sobre isso pois sei que muita gente hoje em dia já se cansou de receber tantos e-mails que nem os lê mais. Responder então, nem pensar. Acham uma perda de tempo. Alguns mudam o endereço eletrônico a todo o momento, para fugir dos spams e e-mails de correntes. Será esta uma atitude positiva, que reforça relacionamentos? Será esta uma atitude inteligente, que gera contatos e negócios? Num mundo em que o conhecimento e a velocidade da informação são fatores-chave para o sucesso profissional, desprezar ou menosprezar contatos eletrônicos não parece ser uma atitude muito inteligente.

E os inúmeros e-mails de correntes, spams e vírus que recebemos todos os dias? É simples: o computador tem uma tecla de nome Del que pode ser usada a qualquer momento. Para esses casos, use esta tecla. Alguns segundos por dia são suficientes para resolver estes casos.

Para os demais e-mails, aproveite o que cada um pode te trazer de positivo.

Ah, e para os amigos que regularmente me enviam e-mails um recado: podem continuar enviando. Eles são muito bem vindos.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário