quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Chefe Caolho

Seguido me deparo com profissionais que aparentemente tem tudo para crescer e alcançar patamares de remuneração e cargos bem maiores dos que ocupam no momento. Se fossem promovidos fariam muito bem para a organização e para as pessoas à sua volta. Procuro, procuro e não encontro motivos para aquele profissional estar já há anos na mesma função, sub-utilizado, ganhando a mesma coisa, e, pior, infeliz. Aí eu tiro o foco do profissional e encontro o que falta para ele deslanchar: um chefe com visão!

Mas é impressionante a quantidade de chefes caolhos que tem por aí. O profissional se esforça e se dedica, faz tudo certo, faz mais do que se espera dele, se supera. E o chefe? Nada! Incapaz de perceber o diamante no meio dos vidros. Trata-o como um qualquer, como alguém que, como a maioria, só está lá para fazer o mais-ou-menos.

Existem chefes caolhos em todos os níveis nas organizações. De supervisores a diretores. Se um supervisor é caolho, mas seu gerente tem visão, o profissional abaixo daquele pode se salvar. Se o gerente é caolho, mas o seu diretor tem visão, o supervisor está salvo. Mas o diabo é quando a linha hierárquica toda é caolha. Aí o profissional está realmente ferrado. Talvez seja melhor mudar de ares e ir trabalhar em outra organização. Esta já não o merece.

Você se identificou com esta situação? Você é o profissional dedicado ou o chefe caolho? Seja sincero vai...

Se você está desconfiado de que é chefe caolho, está na hora de rever sua postura e atitudes perante sua equipe. Procure se aproximar mais da equipe, interagir mais com as pessoas, perceber quem se apresenta mais para o trabalho e quem se esconde o tempo todo. Procure observar a atitude das pessoas perante as situações do dia-a-dia, principalmente perante as situações mais críticas. Identifique os que são parte da solução e os que são parte do problema. Identifique também os auto-marketeiros, aqueles que supervalorizam o nada que fazem. Eles estão sempre em evidência e, se você é um chefe caolho, serão os primeiros a serem promovidos por você, mesmo que não façam nada de útil para a organização.

Se você se identificou como profissional dedicado subordinado a um chefe caolho, procure avaliar a situação e identificar as oportunidades em que você poderá demonstrar sua capacidade e qualidade do seu trabalho para o chefe do chefe, ou mesmo para um chefe de outra área. Estas oportunidades sempre surgirão, é só estar preparado. Agora, se o chefe do chefe também é caolho, aí você está realmente em maus lençóis. Já vá avaliando se não é hora de mudar de setor ou mesmo de mudar de empresa. Ah, e uma boa providência é, sutilmente, indicar ao seu chefe este texto...

Chefe caolho e chefe do chefe caolho ninguém merece. Esta organização que você trabalha é mesmo uma porcaria e não te merece. Certamente os diretores são tão caolhos quanto a turma lá de baixo.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário