quinta-feira, 26 de março de 2009

O que te move???

Todos nós precisamos de motivação para viver. A motivação é o combustível que alimenta o “motorzinho” que nos move e nos leva a fazer coisas. Algumas pessoas não têm muito claro qual é o tipo de combustível que deve ser utilizado na sua vida. Trabalham e se lamentam por trabalhar. Vivem e se lamentam da vida que levam. São infelizes e estão sempre sonhando com uma nova vida ou um novo trabalho.

Descobrir uma fonte de auto-motivação é fundamental para o sucesso profissional e, mais importante, para ser feliz. Esta fonte normalmente está muito próximo de nós e bem ao nosso alcance, é só descobrir e utilizar. A fonte pode estar na família, nos amigos, no trabalho, num grande amor, numa grande conquista material, na comunidade, enfim, em vários lugares, todos eles muito próximos de nós. Saber identificar e, principalmente, saber usar nossa fonte de auto-motivação é o que vai nos levar ao sucesso, à felicidade.

Tomemos como exemplo o caso de um vendedor. Imagine um daqueles profissionais medianos, que não vende muito, mas que também não se esforça muito. Vende o suficiente para ganhar um dinheirinho que o permita levar a vida sem muito stress, numa boa. Em grande parte dos casos, o sujeito está na área de vendas porque foi só o que restou para ele. Sua ida para a área de vendas não foi fruto de um planejamento de carreira ou de vocação. Foi fruto simplesmente de uma oportunidade que parecia boa e promissora em algum momento de sua vida. Agora o sujeito está lá, infeliz e tocando o trabalho do jeito que dá. As empresas estão cheias de profissionais assim nas suas áreas de vendas: medianos, mais-ou-menos, meia-boca. Esse é o tipo de profissional que ainda não descobriu uma fonte de motivação capaz de impulsioná-lo a buscar resultados melhores, a vender mais.

A primeira coisa que este profissional precisa fazer é descobrir se ele gosta do que faz. Se ele não gosta do que faz e é infeliz fazendo, deve deixar de fazer. Deve imediatamente buscar uma alternativa de trabalho. Deve experimentar outros trabalhos até achar um que seja adequado ao seu perfil.

Se um vendedor gosta do que faz, deve procurar uma fonte de auto-motivação que vai movê-lo ao sucesso profissional. Se ser feliz é fazer o que se gosta e ganhar dinheiro com isso, ser feliz como vendedor é ganhar muito dinheiro fazendo vendas.

Mas o que move um vendedor? A grana da comissão? O reconhecimento da empresa? A conquista de bens materiais? O sucesso entre os colegas? A possibilidade de proporcionar conforto para a família? A realização profissional? Para o profissional meia-boca, provavelmente um pouquinho de cada uma dessas coisas. O profissional de sucesso na área de vendas tem bem claro a principal fonte para a sua auto-motivação, e é ela que o impulsiona a ser cada vez melhor, a investir em si próprio, se aperfeiçoar e conhecer cada vez mais o seu negócio, a se especializar e buscar novas alternativas de mercado, a se inquietar diante de resultados mais-ou-menos, a SER FELIZ.

E você, o que te move???

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Olá Dr.I, realmente a motivação esta ligada a nossa vida e sem ela não conseguimos atingir nossos objetivos. Muito bom texto.

    ResponderExcluir