quarta-feira, 18 de março de 2009

O Pessimista e o Otimista

Você certamente já leu e ouviu muito sobre este assunto, mas nesses tempos de crise mundial o tema volta com força e pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Você imagina alguém liderando pessoas com pessimismo? Pergunte a algum líder (líder mesmo, não chefe) se ele consegue mobilizar alguém ou um grupo de pessoas sendo pessimista. Óbvio que não! Não se mobiliza pessoas com incertezas e pessimismo. Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, com as organizações batalhando cada vez mais por resultados, ser otimista pode fazer a diferença na hora de mobilizar as pessoas e criar um ambiente favorável para a busca de resultados excepcionais.

Nas minhas palestras tenho incentivado as pessoas a enxergarem o mundo a sua volta com um olhar mais otimista. Se ficarmos presos ao mundo cinza que nos cerca, deixaremos de perceber as imensas oportunidades coloridas que surgem a todo o momento. Em tempos de incertezas, é claro que o otimista deve ter os pés no chão, mas a mente deve estar sempre viva e aberta para tudo de bom que está a nossa volta. E sempre tem muita coisa boa à nossa volta. É só olhar com “olho bom”.

Otimistas e pessimistas convivem lado a lado nas organizações e são muito fáceis de reconhecer. Conversando cinco minutos sobre qualquer assunto você já os identifica: o otimista sempre que vê um problema busca uma solução. O pessimista sempre que vê uma solução volta para o problema. O otimista procura oportunidades nas dificuldades. O pessimista procura dificuldades nas oportunidades. O otimista é parte da solução. O pessimista é parte do problema. Muitas vezes é o próprio problema.

Mas é claro que pessimistas e otimistas podem desempenhar papéis importantes nas organizações. O otimista, munido de boas ferramentas, será o timoneiro da organização, enquanto que o pessimista, com ou sem ferramentas, será o dono do cofre. O otimista mobilizará muitas pessoas para o atingimento dos objetivos da organização. O pessimista precisará alertar poucas pessoas para a realidade do orçamento.

No mundo corporativo não há muitas vagas para pessimistas. Em compensação, otimistas são bem vindos em todas as áreas.

Você está acompanhando tudo que está acontecendo ao seu redor. Ou você será parte da solução, ou você será parte do problema.

Meu amigo, ser pessimista ou otimista é uma decisão só sua.

E aí, qual vai ser???

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Muito bom. Estou lendo um livro da Anne Bruce que fala exatamente sobre isso. "... sua equipe precisa se inspirar em você. Se voce está inseguro ou pessimista, e transparece isso para sua equipe, não espere que ela tenha uma atitude positiva".
    Abraço, Alvaro (mano)

    ResponderExcluir