quarta-feira, 11 de março de 2009

Protagonistas do Futuro

No último dia 8 de março comemoramos mais um Dia Internacional da Mulher. Muito se escreveu sobre a data e sobre as homenageadas. Tudo muito justo e merecido. Há muito acredito que as mulheres são o futuro do mundo, nas empresas, nos governos, em todas as áreas. Já escrevi sobre isso algumas semanas atrás.

Hoje eu queria abordar um aspecto que ainda não foi totalmente explorado: a Liderança Feminina. Quem leu o livro “O Monge e o Executivo”, best seller de James Hunter vai entender melhor o que escreverei a seguir.

Escreve James Hunter no seu livro que a essência da liderança é a capacidade de servir os liderados. É a liderança servil. Os maiores líderes da humanidade também são os que melhor serviram seus liderados. Mahatma Ghandi, Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela e tantos outros, mas principalmente Jesus Cristo, serviram como ninguém os seus liderados.

Voltamos à mulher. Historicamente as mulheres sempre desempenharam um papel de servidoras. Inicialmente serviam aos seus maridos, filhos e suas famílias. Mais adiante passaram a servir a comunidade e a igreja. Quando se lançou ao mercado de trabalho, no início da sua aventura profissional, passaram a atuar em profissões tipicamente servis, como enfermeiras, assistentes sociais e professoras. Hoje estão por todo o lado, fazendo de tudo, e avançando cada vez mais em postos antes destinados apenas aos homens.

Se liderar é servir, se a essência da liderança é a capacidade de servir os liderados, então as mulheres de hoje estão com tudo. Com a capacidade histórica e orgânica de servir, agregada a todas as demais características que a mulher possuí, eu não tenho dúvidas em afirmar que em breve as mulheres ocuparão a maioria absoluta dos cargos executivos nas organizações. Mas para isso é importante que a mulher saiba usar sua capacidade de servir na medida exata, aliando esta capacidade às suas outras características muito valorizadas no mercado de trabalho.
Também não tenho dúvidas em afirmar que este avanço feminino será extremamente positivo para as próprias organizações e, principalmente, para as pessoas das organizações, pois suavizará e humanizará as relações entre todos. Além, é claro, de deixar o ambiente sempre mais bonito e charmoso.

Então, que venham as mulheres, e que se preparem os marmanjos para serem liderados com toques tipicamente femininos.

Aliás, preparem-se todos para este novo estilo de liderança, servil e feminina, que fará das mulheres as Protagonistas do Futuro.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário