quarta-feira, 4 de março de 2009

Pra que simplificar?

Um dia desses estava ministrando um curso em um órgão público e estava falando sobre stress no trabalho. Falava sobre como as pessoas têm o péssimo hábito de complicar as coisas simples, dar interpretações equivocadas às coisas que são feitas ou ditas, dizer sempre “não” ao invés de “sim”, empurrar para amanhã o trabalho que deveria ser feito hoje e não usar o bom senso em todas as situações. Tudo isso provoca muito stress no trabalho e atrapalha bastante o desempenho das pessoas.

Dizia eu que as pessoas tinham que se “desarmar” no trabalho (aliás, se desarmar em todos os momentos da vida). Tinham que simplificar mais as coisas, não acharem que tem uma segunda intenção em tudo que é feito ou dito a nossa volta. Usar o bom senso sempre. Foi quando fui interrompido por um dos servidores (servidor = funcionário público) que me questionou: “O senhor acha que isso é fácil? Se fosse fácil os consultórios psiquiátricos não estariam lotados. Não é bem assim...”.

Será mesmo que não é fácil descomplicar as coisas? Será que não é fácil usar o bom senso em todas as situações da vida? CLARO QUE É!!!. Depende exclusivamente de cada um de nós. De mais ninguém. Talvez isso sim seja difícil de encarar: assumir que a maioria do stress à nossa volta seja causado por nós mesmos, pelas nossas atitudes e pela forma como encaramos as coisas.

Melhorar nosso ambiente de trabalho depende de como queremos encarar a vida, do que queremos para a nossa vida. Se vamos querer uma vida mais tranqüila, sem tanto stress, ou se vamos querer uma vida de conflitos diários e de muita tensão.

Se você escolher a primeira opção, sugiro que você vá até seu aparelho de som e coloque para tocar a música Epitáfio, dos Titãs (epitáfio = inscrição sepulcral, breve elogio fúnebre), que diz assim:

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

Experimente. É fácil!!! Extremamente fácil!!!

E sempre que você sentir aquela vontade irresistível de complicar as coisas, coloque esta música para tocar e faça uma nova reflexão sobre suas atitudes.

Um abraço do Dr. I

2 comentários:

  1. É verdade. Concordo integralmente. Vou providenciar essa música no meu MP3. Um abraço ao Dr. I.
    André Schech

    ResponderExcluir
  2. Dr. I,
    vou tomar a liberdade de passar adiante esse post (com o devido crédito, é claro!).
    Abraço,
    Rodrigo Avila

    ResponderExcluir