quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

“Gurus” da Administração

Imagine a cena: em algum lugar dos Estados Unidos ou da Europa, o CEO da grande multinacional, pressionado pela crise que poderá escancarar a sua incompetência, chama seus 5 ou 6 vice-presidentes, mais os tradicionais aspones de confiança e decreta: temos que reduzir 20% nosso custo. Corte linear! Alguns anos mais tarde este CEO será reconhecido pela imprensa especializada como um novo “guru” da administração, por ter tido a coragem de fazer uma “reengenharia” na empresa, numa época de crise e incertezas.

Bem, voltamos ao presente na nossa imaginação. Em tempos de internet e globalização, o decreto do futuro “guru” viaja rápido e chega ao gerente de operações que atua em alguma região do Brasil. O sujeito trabalha com uma equipe de 20 colaboradores que sistematicamente vem atingindo as arrojadas metas propostas pela empresa. O gerente conhece cada colaborador de sua equipe pelo nome, conhece as famílias, aspirações e problemas de cada um. Ao longo dos anos trabalhando juntos, a equipe foi sendo treinada e motivada para dar o seu máximo e atingir o máximo para a empresa. Agora, a recompensa por todo esforço dos últimos anos é a demissão de 20% da equipe. E quem estará lá na “ponta” para fazer isso? O Gerente.

Mudar o discurso, demitir sem razão, demitir sem ter contra si o rancor do demitido, justificar as demissões para os que ficam, manter a motivação da equipe em alto patamar, para que as metas quase impossíveis possam ser novamente alcançadas, são apenas algumas situações que um Gerente tem que enfrentar nestes tempos de crise.

Os Gerentes são os mariscos das empresas. Ficam ali, “entre o rochedo e o mar”. Recebem pressão de cima e de baixo. Têm que implementar decisões que não são deles como se fossem (e agüentar as conseqüências disso), atingir metas sempre, trabalhar COM pessoas desqualificadas, trabalhar PARA pessoas desqualificadas, estar sempre ao lado da empresa (e agüentar as conseqüências disso), estar sempre ao lado da sua equipe (e agüentar as conseqüências disso), resolver conflitos, manter a equipe motivada em qualquer situação e, principalmente, SE MANTEREM MOTIVADOS. Além de tudo isso, o salário normalmente não é lá essas coisas...

Você pensa que é fácil ser Gerente?

O mais incrível de tudo isso é que a maioria dos Gerentes “tira de letra” todas as agruras da função. Conseguem fazer o tal “corte linear” na sua equipe, ainda conseguem motivar os que sobraram para o atingimento das novas e impossíveis metas (com muito mais trabalho para todos, é claro) e, mais incrível ainda, conseguem se manter motivados!!!

Aí eu fico pensando, quem é mesmo o “guru” da administração nesta empresa???

Um abraço do Dr. I

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