sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Liderança na prática

Nestes tempos de crise cada vez mais precisamos de motivação no trabalho, e os principais responsáveis pela motivação das equipes nas empresas são os líderes. Só que esse negócio de liderança às vezes fica meio no ar, no abstrato. Se fala muito e se vê pouco. Como se todos os chefes fossem líderes, e vice-versa. Na prática não é bem assim. O que vemos por aí normalmente são chefes que, de líderes não tem nada. Utilizam o poder do cargo para conseguirem seus objetivos. Usam o medo que quase todos tem de perder seu emprego para pressionar as pessoas a trabalharem cada vez mais, sem se importar com seu bem estar ou motivação.

O verdadeiro líder é aquele que consegue praticar a liderança, independente de discursos bonitos ou definições motivacionais. Praticar a liderança é mais fácil do que parece, e pode ser feita nos mais singelos momentos do dia-a-dia. O dia-a-dia nos oferece oportunidades imperdíveis de praticar a liderança e manter a equipe altamente motivada e feliz. Abaixo algumas dicas simples do Dr. I, com grande poder de motivação:

1. Visite seu subordinado pelo menos uma vez por dia;
2. Cumprimente seu subordinado no dia do aniversário dele;
3. Cumprimente as pessoas com entusiasmo ao cruzar com elas na empresa;
4. Ofereça ajuda ao seu subordinado;
5. Elogie seus subordinados com freqüência, de preferência em público (se tiver que criticá-los, sempre em particular);
6. Abuse das palavras mágicas “por favor” e “obrigado”;
7. Atenção às pequenas coisas do dia-a-dia (é nos pequenos e sinceros gestos do dia-a-dia que se constrói um relacionamento sólido e confiável);
8. Peça. Não mande.
9. Desculpe-se e admita que errou, sempre que necessário;
10. Almoce com seu subordinado freqüentemente;
11. Dê retornos (feed-back) à sua equipe freqüentemente;
12. Comunique-se com sinceridade e empatia;
13. Trate todos com diferenças. As pessoas não são iguais, e por isso não devem ser tratadas do mesmo jeito (uns precisam de carinho, outros de desafios, mais alguns de tapinhas nas costas, outros precisam de liberdade, etc)
14. Envolva sua equipe no estabelecimento de metas;
15. Abuse do bom-humor.

Praticando essas ações você não estará resolvendo todos os problemas do mundo, nem todos da sua empresa, mas certamente estará contribuindo muito na motivação das pessoas que trabalham com você e reforçando seu papel de liderança na organização.

Experimenta!!! Depois me conta como foi...

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário