quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os “pau-de-enchente”

Nesta época de crise, stress e demissões nas empresas estava lembrando do comportamento das pessoas com relação às mudanças que ocorrem à nossa volta.

Vivemos num mundo em ebulição e em constante mudança, a passos cada vez mais rápidos. E neste cenário algumas pessoas conseguem ser muito resistentes a qualquer mudança proposta na sua organização. É natural, pois ninguém quer sair da zona de conforto, mas ao mesmo tempo é um comportamento suicida, pois ao não se engajar num processo de mudança, o profissional corre o risco de ser recompensado com uma “promoção” ao mercado de trabalho.

Com muita propriedade, um amigo chamado Clóvis Oyarzabal cita em suas palestras os três tipos de personagens que surgem numa organização quando esta inicia um processo de mudança (a implantação de um sistema de gestão pela qualidade, por exemplo):

1. Os Pioneiros: aqueles que compram a idéia rapidamente, se motivam (são naturalmente motivados) e mobilizam suas equipes e colegas para a implantação rápida do novo sistema. Normalmente são os líderes (líderes, não chefes), com ou sem cargos de chefia. Pena que estes representam apenas 10 ou 15% das pessoas na organização;

2. Os Zumbis: na outra ponta estão os resistentes, os que são contra tudo e contra todos, os que acham que não precisam mudar. Afinal, sempre foi assim até hoje, por que mudar??? São os caras que são sempre do contra. São os caras talhados para presidir sindicatos de categorias. Sorte que este time conta com apenas 10 a 15% das pessoas na organização;

3. Os “pau-de-enchente”: no meio do bolo, 70 a 80% do pessoal, estão os “pau-de-enchente”. São as pessoas que não chegam a ser do contra, mas também não são totalmente a favor. São cheios de dúvidas e se comportam conforme a influência dos Pioneiros ou Zumbis mais próximos. Uma hora estão empolgados e otimistas, outra hora estão desanimados e pessimistas. Mais ou menos como um pedaço de pau boiando e descendo rio abaixo na enchente. Uma hora desce rápido na correnteza, outra hora fica um tempo boiando, trancado num galho de árvore. A organização precisa fazer com que os Pioneiros influenciem mais fortemente este grupo do que os Zumbis, e assim fazer com que o processo de mudança flua mais rapidamente e mais rapidamente gere resultados.

Lembrei do Clóvis e de seus personagens nestes dias de crise, em que as empresas estão se reestruturando e as pessoas estão perdendo seus empregos. Muitas delas, mesmo tendo excelentes oportunidades para mudar o rumo das coisas, dentro da própria organização, e se preparar melhor para o que vem pela frente, fazem a opção pelo comportamento zumbi e acabam se dando mal.

E você, é Zumbi, Pioneiro ou Pau-de-enchente???
É Pioneiro??? Parabéns!!! É Pau-de-enchente??? Procure imediatamente um Pioneiro e siga-o!!! É Zumbi??? O mercado de trabalho te espera ...

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário