domingo, 25 de janeiro de 2009

A “fascinante” cultura dos outros

Após rápidas e reenergizantes férias, estou de volta ao Blog. Tenho certeza que vocês sentiram tanto a minha falta como eu senti a de vocês. E pra retomar nosso contato, escolhi um tema bem atual: a novela das 8 da Globo. Ou melhor, o entorno da novela das 8.

Engraçado como as coisas são vistas com diferentes olhos e interesses por este pessoal da televisão. Na ânsia de divulgar a nova novela “Caminho das Índias”, está ocorrendo uma mobilização total da emissora no sentido de mostrar o quanto é “fascinante” este país chamado Índia. Quase todos os programas da emissora foram gravados por lá nas últimas semanas. O Vídeo-Show, o Fantástico, o Globo Repórter Especial, os noticiários e até os programas de esporte fizeram matéria sobre a Índia. Os principais jornalistas e artistas foram enviados para lá para nos trazer reportagens e depoimentos sobre a “fascinante” e “misteriosa” Índia.

Bacana ver os jornalistas e artistas que, aqui no Brasil, fazem campanha contra o racismo, contra o preconceito, contra a violência contra a mulher, contra o analfabetismo e contra tantas outras mazelas que nos afligem, acharem o preconceito, o racismo, a segregação social e racial deles uma coisa “fascinante”.

A ignorância e o fanatismo religioso daquela gente são tratados como uma coisa “surpreendente” e “misteriosa”. O preconceito social e racial muito mais profundo que o nosso é tratado como uma “tradição milenar”, que não pode ser modificada. Os costumes atrasados e a pobreza que a maioria do povo vive chegam a ser citados como “riquezas” do país. A falta de higiene, educação e respeito às leis, às mais simples leis, do trânsito, por exemplo, são tratadas como “pitorescas“. As roupas e o jeito de se vestir, principalmente das mulheres, obrigando-as a usar roupas pesadas e fechadas num calor infernal, que não mostram o ombro, o cabelo, ou qualquer parte da perna, são citadas como “lindas”, “ricas” e “sensuais”. Falando sério, a única mulher até hoje que ficou linda, misteriosa e sensual naquelas roupas indianas horrorosas foi a Juliana Paes. Também, esta fica linda, misteriosa e sensual até vestida de bombeira...

Para a Globo, a Índia virou um país modelo, que vai ditar a moda e os costumes no “mundo” nos próximos meses. E do jeito que as futilidades e modismos que a Globo prega sempre emplacam por aqui, vamos nos acostumando e tentando achar normal todo aquele preconceito, aquela segregação, aquela ignorância, aquele fanatismo religioso, aquela falta de educação e até aquelas roupas horrorosas, bregas e coloridas das mulheres indianas. Vou torcer para que isto não pegue por aqui.

E vou torcer também que a novela acabe logo, antes que alguns políticos brasileiros entrem na onda e já comecem a achar que são de outra “casta”...

Um abraço do Dr. I

5 comentários:

  1. Concordo com as tuas obsevações, e tem mais uma coisa que me intriga, sou só eu ou mais alguém está achando está novela igual ao Clone, onde eram exaltados os costumes arabes?
    Abraço
    Daiane Martins

    ResponderExcluir
  2. Olá sortudo, pelo menos tens férias, não consegui tirar as minhas.
    Não assito as mesmas, a não ser quando a mulher exige compania.
    Mas concordo contigo. As novelas são um grande negócio para a Globo. Então vale tudo para eles mantemer um bom índice de audiência.
    Na minha leitura matinal da biblia Li que o Apostolo Pedro já falava disso naquela época, ou seja, as pessoas não concordam e acham errado, várias coisas, todavia a grande maioria das pessoas fazem exatamente estas coisas erradas. No caso da Globo é isto aí, muita gente fala mal dos programas da Globo só que a grande maioria esta ligado na telinha no canal deles.
    Vai entender.
    E o almoço? tenho ido a POA voi te ligar antes,
    meu novo cel 78113922-conci

    ResponderExcluir
  3. Caro Dr. I: com relação à "casta" dos políticos, esta nós já sabemos!!!

    Além de todas as "maravilhas" que são apresentadas, relato aqui embaixo um dos problemas "nada maravilhosos" que por falta de informação, crianças "perdem a vida", no sentido de não aproveitarem mais....

    Tufos de cabelos brancos e acinzentados crescem em alguns dos jovens do estado de Punjab, inclusive em crianças de 10 anos. Algumas ficaram cegos.
    Nas vilas de Punjab, crianças e adultos apresentam casos raros de cancro. O motivo é o envenenamento por pesticidas e outros produtos químicos agrícolas, utilizados de forma massiva e desrregulada. De acordo com um relatório do governo de Punjab, o estado responde por 17% da utilização total de pesticidas na Índia.
    Parte do problema deve-se à falta de informação. Segundo o relatório, cerca de um terço dos agricultores de Punjab desconheciam o facto de que os pesticidas vêm com instruções para utilização, metade deles ignorava essas instruções, e três quartos aproveitavam recipientes vazios de pesticidas para uso doméstico.

    Reflexão: Acho que a informação devia ser sempre a primeira coisa a fazer quando vamos utilizar produtos como os pesticidas. Após ler as instruções deve-se ter uma noção dos impactos que as substâncias podem causar no ambiente e, com esta noção impor limites ao seu uso. Existem pesticidas que não provocam grandes impactos na natureza e na saúde e que até podem ter mais vantagens em certos usos e que as pessoas não usam porque não conhecem! Esta "ignorância" pode ter graves efeitos como cancros, cegueira, etc...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Marcão, e sabe-se lá quantas coisas nada "fascinantes" este "nada maravilhoso" país ainda vai nos apresentar. Será que durante a novela estas coisas "nada fascinantes" da Índia vão aparecer??? Duvido muito... Pelo padrão Global, o que interessa a eles é mostrado e o que não interessa vai pra debaixo do tapete. E como eu já escrevi num outro comentário, depois eles juntam esses artistas alienados todos e fazem um "Criança Esperança", e tudo bem...

    ResponderExcluir
  5. como é o nome da quilo que as indianas vendem.vc pode me diser o nome para mim con´prar tik bejo

    ResponderExcluir