quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Coração

Além de palestrante motivacional, sou professor e consultor de empresas, atuando na área de gestão e qualidade total. Atendo organizações que implantam sistemas de gestão pela qualidade total. Neste campo, temos várias ferramentas possíveis de implantação, dependendo da necessidade da organização. Para que elas funcionem e atinjam os resultados esperados, todas elas possuem o mesmo fator-chave para o sucesso: as Pessoas que vão utilizá-las.

É impossível implantar qualidade sem se preocupar prioritariamente com as pessoas. Já vi e até participei de alguns projetos de gestão que não deram certo por não priorizar o fator humano. As ferramentas de gestão são bacanas, o método da qualidade é legal, o programa 5S é bárbaro, desde que as pessoas que vão implantá-los estejam motivadas e se sintam valorizadas.

Não dá pra implantar qualidade com aquele chefe brucutu que adora humilhar as pessoas. Não dá pra implantar qualidade com aquele gerente caolho que não sabe diferenciar pessoas dedicadas de funcionários meia-boca. Não dá pra implantar qualidade sem se preocupar com o bem estar dos colaboradores. Não dá pra implantar qualidade com um discurso bonito, mas uma prática bem diferente. Não dá pra implantar qualidade sem olhar nos olhos das pessoas, sem ser sincero, sem ser coerente.

Ferramentas são apenas instrumentos frios, sem sentimentos, sem emoção, sem vida. Um método é apenas um jeito de fazer. Essas coisas todas são os braços e pernas da organização, talvez a cabeça. Mas as pessoas são o coração! Sem membros a empresa até sobrevive. Sem cabeça a empresa trabalha muito e errado, gasta mais, mas sobrevive. Agora, sem coração não tem sobrevivência. Sem coração é morte!

Enquanto escrevo isso estou pensando que, neste momento delicado que vivemos, de crises e incertezas, as primeiras providências que os diretores das organizações tomam são: demitir pessoas, cortar a verba da palestra motivacional, cortar os benefícios, cortar a verba de treinamento, cortar o cafezinho, cortar os investimentos na melhoria dos vestiários, cortar, cortar, cortar... Cortar quase tudo que motiva ou que gera bem estar e conforto para as pessoas.

É praticamente um suicídio.

Aí ficam com muitas ferramentas bacanas, mas com poucas e desmotivadas pessoas para usá-las. E ainda reclamam se não dá certo...

E você, meu amigo empresário, como está tratando o coração da tua empresa???

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário