quarta-feira, 15 de abril de 2009

O poder do SIM

Você conhece alguém que tem sempre como resposta um NÃO? Independente do que você perguntou a resposta será sempre NÃO? Você até já sabe que a resposta vai ser sempre não, mas pergunta apenas para se certificar da resposta. Tinha um amigo que se fazia sempre de muito importante e, sempre que convidado para um jantar ou uma confraternização qualquer, a resposta vinha certeira: Não posso, pois tenho uma palestra para fazer. Um dia, convidamos o sujeito e sua esposa para sair, ir a um barzinho, beber um chopp e jogar conversa fora. Qual não foi a resposta? Não, tenho uma palestra neste dia. Ao informar o nobre amigo de que o dia marcado era um feriado, o sujeito se desconcertou... Tem gente que começa qualquer resposta com um não. O cara quer responder SIM, mas ele começa dizendo “não, sim” e aí fala o resto... Já reparou?

Pois o não é a resposta perfeita para os medíocres. O não isenta de responsabilidade. O não é a resposta perfeita para quem não quer se envolver, para quem não quer nem pensar a respeito. Aliás, o não é a resposta perfeita para economizar pensamentos. O não evita o “esforço” de pensar. O não autoriza o medíocre a dizer “eu sabia”, se alguma coisa der errado.

Repare como tem gente que diz não por aí. As empresas estão cheias de gente dizendo não. Não dá pra fazer. Não dá pra comprar. Não dá pra investir. Não dá pra liberar. Não dá pra... ufa!!! Fiquei enjoado só de escrever esse montão de nãos.

Para perceber quem é o “cara” nas organizações, é só procurar o cara que diz o SIM. O cara que diz o SIM é o “patrão”, é o “galo”, é o cara que realmente comanda o negócio. É o cara importante no negócio! É o Líder! É o cara do Sucesso! O resto são os medíocres que sempre gravitam na volta dos Líderes, tentando se passar por importantes.

Por que para dizer SIM é preciso pensar a respeito. É preciso analisar possibilidades. É preciso enxergar o futuro. É preciso ter convicção. É preciso se envolver e assumir responsabilidade. Você já viu algum medíocre assumir responsabilidade? Você já viu algum medíocre olhar para o futuro? Claro que não. Isso é coisa para gente preparada. E para dizer SIM o sujeito tem que ser e estar preparado. O SIM vem de dentro do coração, da alma. O não sai da boca pra fora. Ao dizer SIM a pessoa está firmando compromisso. Ao dizer não a pessoa está se livrando de qualquer compromisso.

Procure estar próximo das pessoas que dizem SIM. Elas são especiais. São elas que movem e transformam o mundo a nossa volta. São elas que fazem acontecer.

À propósito, você diz sempre o que mesmo?

Um abraço do Dr. I

3 comentários:

  1. Ah, e antes que alguém comente, na educação de crianças dá-se exatamente o contrário: o NÃO é a resposta que traz todos os valores do SIM do texto.
    Dr. I

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Dri.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Como sei de tua paixão pelo futebol, principalmente aquele bem jogado, aliando força e técnica, garanto que aplicarias um sonoro NÃO para "Trogloditas da Bola" como EDINHO e SANDRO GOIANO, verdadeiras materializações do anti-futebol. Será que após o surgimento de jogadores como Wiliam Magrão no Gremio e Sandro no Inter, algum torcedor ainda sente saudades das NEGAÇÕES antes citadas? Brincadeiras à parte, quero te parabenizar pelo tema escolhido e pela forma como desenvolveste o texto. Serve para muitas reflexões. Abraço!

    ResponderExcluir