quinta-feira, 7 de maio de 2009

O melhor lugar do mundo

O tema não é novo, mas vale uma reflexão. Faça uma conta rápida: das 24 horas do dia, em média você gasta 7 horas dormindo e 2 horas em deslocamentos (trânsito). Sobram 15 horas “úteis” do seu dia. Dessas, você passa 9 a 10 horas trabalhando e as demais são distribuídas com família, lazer, etc. Ou seja, mais de 60% das horas “úteis” do seu dia são empregadas no trabalho.
Como é o ambiente no local que você trabalha? Não é legal? Você não acha que este lugar que você trabalha tem que ser o melhor lugar do mundo? Afinal, você passa a maior parte do seu tempo neste lugar...

Muita gente passa a vida trabalhando em ambientes ruins e não faz nada a respeito. Limitam-se a reclamar e culpar outras pessoas pelos problemas à volta. O maior responsável pela qualidade do ambiente que você freqüenta é você mesmo. Não dá pra ficar só reclamando e não fazer nada a respeito. Tem que ter Atitude para mudar!!!

Uma boa dica para melhorar o ambiente de trabalho é aplicar um método muito legal chamado de 5S. 5S é um programa que foi desenvolvido no Japão em meados do século passado e é eficientíssimo na melhoria do ambiente que se vive. O método é baseado em cinco sensos: Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Disciplina. Praticar o método 5S consiste basicamente no uso contínuo desses cinco sensos.

O senso de utilização nos condiciona a manter no ambiente apenas coisas úteis. Tranqueiras devem ser descartadas. Ganha-se muito espaço com isso. O senso de organização nos ensina a colocar ordem no ambiente. Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Praticando este senso não perdemos tempo procurando coisas. O bom senso de limpeza nos faz responsáveis pela limpeza no ambiente que vivemos. Melhor que limpar é não sujar. Motivação é o grande ganho de se viver/trabalhar em um ambiente limpo. Cuidar da saúde e higiene é fundamental para termos um ambiente sadio e com qualidade. É disso que trata o senso de saúde. Mas se não tivermos disciplina para praticar sempre esses quatro sensos, não conseguiremos manter o ambiente legal. O senso de disciplina complementa o método.

O método 5S é focado muito no ambiente físico, palpável. Para termos um bom ambiente precisamos também cuidar do ambiente não palpável, do relacionamento entre as pessoas, do nível de tensão e stress, do estado anímico do grupo. Esta é a parte mais difícil, pois exige muito de cada um.

Para estes casos vou dar uma dica valiosa que recebi por imeil dia desses (olha o imeil aí ajudando): entre ter razão e ser feliz, escolha ser feliz. Discutir para ter a última palavra ou para provar que se tem razão muitas vezes é um gasto de energia que não acrescenta nada ao ambiente, pelo contrário, desgasta relações. Opte por ser feliz. Se você realmente tiver com a razão, mais cedo ou mais tarde isto será reconhecido, você não terá provocado stress desnecessário no ambiente e terá fortalecido seus relacionamentos.

E aí, vamos tentar?

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. É isso aí Sr. Dry , quem tem sempre razão acaba falando sozinho...
    Flavio Mascarello

    ResponderExcluir