quarta-feira, 13 de maio de 2009

Forjando Campeões

Faz muito que trabalho com esportes. Nestes anos todos vivendo o esporte, pude observar o surgimento de vários atletas campeões e de várias equipes campeãs. Observei que todos que chegaram ao êxito utilizaram os mesmos componentes para chegar lá, que chamo de fatores-chave dos Campeões. Eles são os seguintes:

1. Planejamento: O começo de tudo. Não existe êxito no esporte sem um bom planejamento. A medalha ganha na Olimpíada começou a ser planejada no mínimo 4 anos antes.

2. Metodologia: Não se faz nada no esporte de alto-rendimento sem metodologia. Tem método para treinar, para comer, para competir, para viver.

3. Medição de Resultados: Cada treino é medido, cada movimento é medido, cada partida é medida, o atleta é constantemente submetido a medições. São elas que atestam a evolução do atleta.

4. Foco: Um atleta em preparação para a Olimpíada não compete em todas as competições anteriores. Ele seleciona as que o ajudarão a conquistar o êxito maior. Um time de futebol em preparação para uma grande competição ou uma decisão, prioriza o objetivo final e joga com os reservas as partidas de campeonatos menos importantes.

5. Correção de falhas: As falhas e pontos fracos do atleta ou equipe são tratadas e corrigidas durante a preparação para a competição e mesmo durante a competição. Se não fizer isso, o adversário passa a ter grande vantagem.

6. Participação e Comprometimento do(s) atleta(s) e treinador: Confiança total uns nos outros. Cumplicidade. Dar tudo de si e acreditar que o outro está fazendo o mesmo.

7. Superação de limites: Este sentimento tem que vir de dentro do atleta. O atleta tem que QUERER MUITO ALCANÇAR O ÊXITO. É este sentimento que vai fazer ele querer superar todos os desafios e obstáculos que surgirão no seu caminho rumo ao grande êxito.

Se você observar atentamente, os fatores-chave do sucesso de um atleta ou equipe esportiva são basicamente os mesmos que levam um profissional ou empresa a uma grande conquista, ao atingimento de grande resultados.

Experimente usar os 7 fatores-chave aí em cima descritos no seu trabalho e veja se você também não vai atingir o êxito, como um atleta numa Olimpíada. Se você não conseguir de imediato, não desista, use o método PDCA no fator-chave do sucesso nº 2 que os resultados acabarão chegando.

Método PDCA? Isso já é papo para a próxima semana...

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário