quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Equipe Vencedora

No esporte nem sempre a melhor equipe vence. É comum assistirmos equipes compostas de jogadores comuns ganharem partidas de equipes com jogadores muito melhores. No futebol, por exemplo, equipes apenas medianas também conseguem ganhar títulos importantes. Mas por que isso ocorre? Por que uma equipe com jogadores bem superiores à outra não consegue a supremacia dentro do campo? A resposta é simples: porque não consegue equilibrar qualidades individuais com trabalho em grupo.

O sucesso de uma equipe não depende única e exclusivamente de suas individualidades. Depende muito do trabalho em equipe. Não adianta juntar 11 excelentes jogadores se o time não tiver entrosamento e se o grupo não tiver focado e motivado para a vitória.

Fora do esporte, na vida real, a situação é exatamente a mesma. Empresa vencedora é aquela que tem equipes vencedoras, que trabalham entrosadas e motivadas. Não basta ter muitos craques na equipe para vencer. Tem que ter pessoas com diferentes perfis e diferentes habilidades. Tem que ter o craque, o “pianista”, mas tem que ter os “carregadores do piano” também pra coisa toda funcionar. O maior treinador esportivo do Brasil, Bernardinho, sempre explica que, quando faz uma convocação para a seleção brasileira de vôlei, nunca convoca os melhores. Convoca os “certos”, e explica: não adianta ter 4 craques numa mesma posição e somente um jogador para uma outra posição. Em algum momento de algum jogo, ele vai precisar de alternativas para esta posição, e aí ele precisará de jogadores diferentes, não necessariamente craques.

Na vida real, lá na empresa, é muito raro termos pessoas excepcionais em cada função. Não dá pra ter um “craque” em cada posição. O que sempre temos são pessoas comuns, com perfis diferentes, com necessidades diferentes, com interesses diferentes e com visões diferentes para cada situação. O que precisamos fazer para que um grupo com estas características tenha sucesso? Precisamos transformar o grupo em um TIME. Precisamos que cada pessoa comum dê o seu máximo em prol de um objetivo comum. Precisamos também aproveitar o máximo do potencial de cada pessoa comum, que somados podem fazer a conta 1 + 1 = 2 virar 1 + 1 = 3 ou 4. Somar diferenças pode dar um resultado muito maior do que somar igualdades.

O sal é um tempero comum e horroroso se consumido individualmente, mas experimente fazer qualquer prato sem colocar sal para ver o que dá. A correta mistura dos ingredientes é que faz um prato saboroso. Na vida real, a correta mistura e aproveitamento de pessoas comuns é que faz uma equipe vencedora. Não é fácil, mas quem conseguir fazer isso será um cozinheiro de primeira, vai ser um líder de sucesso e terá uma equipe de sucesso.

Experimente fazer.

Um abraço do Dr. I

Um comentário: