domingo, 7 de junho de 2009

No Rio Grande do Sul, lugar de bandido é na rua

Então tá combinado: aqui no Rio Grande do Sul os bandidos não podem mais ir para a cadeia porque os presídios estão lotados e não oferecem condições de higiene e segurança para os presos. Melhor deixá-los soltos, no convívio da sociedade. Assim, pessoas como nós, que não praticamos crime algum, vamos convivendo com a marginalha que deveria estar presa, mas está solta.

Esta semana um grupo de valorosos e “responsáveis” juízes gaúchos se reuniu e decidiu que lugar de bandido é na rua, convivendo em harmonia com a sociedade. E assim será enquanto o executivo não providenciar na construção de mais presídios. Como a construção de uma obra de grande porte, como é um presídio, demora muitos meses para ser concluída, e se tratando de obra pública, demora mais ainda, podemos esperar vários anos para termos algum presídio novo no nosso estado, você já imagina o estado de insegurança que os gaúchos passam a viver nos próximos anos.

Eu fico imaginando o que passa na cabeça de um policial numa hora dessas. Será que os policiais vão continuar se importando em solucionar crimes? Que motivação terá um policial gaúcho para sair da cama todos os dias e ir combater o crime, se os bandidos não serão mais presos?

Já faz algum tempo que fomos privados de ter armas em casa, pois segundo alguns experts no assunto isso gerava mais violência e acabava armando os bandidos. Só os bandidos podiam andar armados. Agora os mesmos bandidos não podem mais ser presos. No ritmo que a coisa vai, logo o nosso governo, sempre preocupado com o social, vai dar um jeito de criar um bolsa-assalto, ou um bolsa-sequestro, para amparar aqueles bandidos incompetentes que eventualmente ficarem algumas semanas sem cometer algum crimezinho qualquer.

Há muito tenho argumentado que o principal segmento responsável por este país estar do jeito que está é o Judiciário, através dos seus juízes, desembargadores e ministros. E cada decisão deste tipo reforça minha opinião. É muito fácil se eximir de responsabilidades culpando a legislação e aliviando o lado da bandidagem. Juiz não tem que seguir ao pé da letra a legislação, pois toda a legislação de qualquer país tem sempre alguma falha ou brecha que beneficia um bandido com um bom advogado. Se fosse para ser assim, melhor não ter juiz. Um bom programa de computador resolveria. Cada advogado colocaria suas argumentações no sistema, o programa pesquisaria na legislação e daria a sentença. Economizaríamos muito dinheiro público sem ter que remunerar (e bem) todos esses juízes que temos em todo o Brasil.

Se a gente pode colocar e tirar maus políticos e políticos corruptos dos seus cargos, e somos péssimos nisso, infelizmente com os juízes não temos este direito. Eles fazem um concurso, cada vez mais jovens, e com vinte e poucos anos já vão decidir sobre a vida das pessoas e das organizações. A última decisão dos juízes gaúchos foi essa: lugar de bandido é na rua, convivendo com a sociedade.

Desculpe se fugi um pouco dos temas que normalmente abordo aqui no blog, mas este episódio me deixou tão envergonhado de ser gaúcho que resolvi escrever sobre isso...

Será que eles conseguem dormir à noite?

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário