quarta-feira, 24 de junho de 2009

A inveja é uma m...

Eu sei, o título não é original, mas é o que eu achei mais apropriado para este texto, sobre a inveja.

Quando um estrangeiro vem ao Brasil, à trabalho ou à passeio, e se esforça para falar o nosso idioma, achamos até charmoso o sotaque que ele emprega quando fala. Agora, quando um brasileiro vai lá fora e se esforça para se comunicar na língua nativa, ficamos por aqui dando um pau na pronúncia do idioma do cara.

Ultimamente temos assistido vários jornalistas esportivos (quase todos) do Brasil inteiro ridicularizarem o treinador da Seleção Africana Joel Santana, pelo inglês que ele fala. Aí eu pergunto: quantos desses jornalistas falam inglês? Quantos desses jornalistas falam inglês melhor do que o inglês do Joel Santana? Pouquíssimos... Alguns desses jornalistas não conseguem nem falar o “portunhol”, mistura de português com espanhol, muito falado em regiões de fronteira Brasil do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

Então, o que leva um profissional (profissional?) da imprensa, que não fala inglês, a dar um pau no treinador Joel Santana, por conta do inglês que ele fala? I N V E J A. E não é a primeira vez que isso ocorre. Já ocorreu com o Luxemburgo, quando foi para o Real Madrid, com o Felipão, quando foi para o Chelsea, e com outros profissionais bem sucedidos do esporte.

I N V E J A !

No mundo da bola, os salários e honorários pagos aos bons profissionais são muito elevados, fora da realidade de um jornalista. Aí ocorre o seguinte: o jornalista esportivo, que na maioria dos casos ganha muito mal, tem que fazer uma reportagem com um treinador aparentemente comum, mas extremamente bem sucedido, que está ganhando muito dinheiro e fazendo um magnífico trabalho em outro país. O que ele faz? Denigre o profissional no que ele puder. Destaca o aspecto que ele jornalista considera negativo do profissional, e deixa de valorizar as outras qualidades e o resultado do trabalho do profissional. Pura I N V E J A !

Será que é isso que ensinam nos cursos de jornalismo? Acho que não.

Somente a inveja pode justificar um comportamento assim dos jornalistas esportivos brasileiros. Inveja porque eles dificilmente terão a oportunidade de trabalhar no exterior, ganhando tanto dinheiro como um profissional do futebol. E duvido que, no lugar do Joel Santana, eles conseguiriam se comunicar tão bem como ele com quem realmente interessa, os jogadores da seleção africana.

Você já ouviu algum desses jornalistas falar alguma coisa em inglês?

Então pense comigo: a inveja é ou não é uma m...?

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário