terça-feira, 16 de junho de 2009

Essa tal de emoção...

Você já parou para pensar em como as emoções afetam nosso dia-a-dia? Se estamos felizes com alguma coisa então tudo estará bem. Nem ligamos para alguns problemas e encaramos tudo numa boa. Se estamos tristes, à menor contrariedade já reagimos desproporcionalmente. O nosso ambiente de trabalho pode ser carregado ou leve, de acordo com o estado de espírito das pessoas que o freqüentam. E nem tente argumentar que devemos deixar as emoções do lado de fora da empresa, pois isso é humanamente impossível, e ainda somos humanos... Além disso, imagine trabalhar em um ambiente sem emoção...

A grande sacada é utilizar as emoções a nosso favor, a favor do ambiente.

Ao acordar pela manhã, você terá sempre pelo menos duas opções em qualquer situação do dia: se estressar ou não se estressar. Ser feliz ou ser infeliz. Usar o bom-humor ou se emburrar. E a opção é você quem faz. Mais ninguém. Gosto daquela frase que diz assim: ou você é parte da solução ou é parte do problema.

A opção entre ser solução ou ser problema pode estar na forma como você usa ou não suas emoções. Se ficar de mau-humor, se apegando a questões miúdas, a detalhes, a procurar problemas, se emburrando com facilidade, certamente você não estará contribuindo muito para o bom ambiente e, talvez, você seja mesmo parte do problema. Mas, se utilizar o bom-humor, o bom-senso, a afetividade com as pessoas, se concentrar no principal e não no acessório, souber dosar suas emoções, a coisa toda flui melhor, o ambiente melhora e os resultados melhoram também. Você passa a ser parte da solução.

Conheço gente que decide as coisas na empresa muito mais pelo humor do que pela razão. E como erram... Você não conhece alguém assim? Se o time dele perdeu, sai de perto. Deixe aquelas questões importantes para momento mais favorável. Se o time ganhou, é hora de pedir aquele aumento...

Uma vez, o gerente de uma empresa que eu prestava consultoria me relatou que quase perdeu a melhor funcionária por conta de três ou quatro comentários maldosos que alguns colegas haviam feito a seu respeito. Na iminência de demitir a funcionária, resolveu observar os resultados que ela gerava para a empresa. Qual não foi sua surpresa quando descobriu que os resultados dela eram imensamente melhores do que os das colegas que a criticaram. A moça trabalhava numa área de vendas e recebia comissões muito maiores do que a das colegas, por conta do seu excelente e constante desempenho. As emoções foram a tônica neste caso, tanto das pessoas que criticaram uma colega por inveja, quanto do próprio gerente, que quase demitiu sua melhor funcionária baseado em três ou quatro comentários maldosos. Neste caso, o gerente se deu conta a tempo da burrada que estava prestes a fazer, baseado nas suas emoções. No dia-a-dia das empresas, quanto perdemos por não sabermos usar as emoções a nosso favor?

Você acha mesmo que isto não ocorre também com você?

Um abraço do Dr. I

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