sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Profissionais Inovadores

O texto dessa semana é fruto de um debate entre o Dr.I e Alexandre Garcia - consultor de inovação. Escrevemos esse texto “a quatro mãos” e com isso gostaríamos de proporcionar aos leitores uma reflexão acerca dos tipos de profissionais inovadores que as empresas precisam.

Muito se discute a necessidade do profissional ser inovador, para que assim possa se posicionar bem em sua profissão. Esse quesito é apenas um dos aspectos necessários para o mercado de trabalho, assim como pró-atividade, atualização, persistência, entre outros fatores que os diretores de empresas salientam em seus discursos e que os recrutadores buscam nos candidatos às vagas de trabalho.

Dessa forma é importante lembrarmos que, com a evolução dos processos formais de inovação, o profissional inovador não é necessariamente aquele que lembra o Prof. Pardal .

A Revista Amanhã em sua edição 259 discute esse tema e apresenta 4 tipos de profissionais inovadores.

Tipo 1 - O idealizador: é aquela pessoa que tem paixão pelo desconhecido, fica entusiasmado com os novos desafios, é bem informado e normalmente é um questionador do status quo.

Tipo 2 - O refinador: é aquele sujeito humilde, que sabe envolver as pessoas, sabe trabalhar em equipe, não tem a pretensão de se tornar o centro das atenções, atua de forma colaborativa e com boa conversa consegue expor suas ideias e até questionar as ideias alheias.

Tipo 3 - O experimentador: é quem tem disciplina, persistência, apego aos métodos, capacidade de aprender e habilidade para compartilhar conhecimentos.

Tipo 4 - O executor: é aquele colega pragmático, focado em resultados, que cumpre prazos e orçamentos e que sabe guiar uma equipe em prol dos objetivos.

Dentro de um processo de inovação o que ocorre é que esse grupo de pessoas diferentes faz as coisas acontecerem.

Por exemplo, em uma fábrica de celulares há um time de pessoas mais focadas na idealização, ou seja, pessoas do tipo 1 que buscam novas ideias para novos aparelhos de celular. Obvio que essas pessoas não são super gênios. O que elas fazem é uma busca de ideias com colegas, clientes, fornecedores, livros, etc. Quando já há algumas ideias elaboradas os refinadores, pessoas do tipo 2, entram em ação para questionar essas ideias, debatê-las com a intenção de que aspectos muito “mirabolantes” sejam amenizados e que se possa pensar em um celular adequado ao mercado consumidor. A partir disso os experimentadores entram em ação, eles irão testas as ideias, ou melhor os aparelhos de celular, e assim tentar encontrar defeitos e oportunidades de melhoria. Após tudo isso há uma equipe de executores, que irá efetivamente fazer com que aquele celular (idealizado) chegue ao público consumidor. Ou seja, um dos conceitos básicos de inovação é que algo (uma ideia) só será inovação a partir do momento que é colocada em prática. Uma ideia não aplicada é só uma idéia, que não gera resultado algum. Uma ideia aplicada é uma inovação.

Com esse exemplo podemos concluir que quando se fala que os profissionais devem ser inovadores não significa que você precisa ser um Albert Einstein. Até porque não são todas as empresas que possuem condições de contratar um Einstein. Cada profissional possui determinada função na empresa e o grupo de pessoas (trabalhando juntas) é que irá gerar inovações. Mais uma vez se chega à conclusão de que o trabalho em equipe é fundamental, até para que a inovação ocorra.

É claro que há um discurso que prega que as pessoas devem ser inovadoras, porém criatividade sem um método onde ela possa ser aplicada é algo que às vezes não gera resultados.

Sendo assim, deixamos três perguntas para reflexão. A primeira é para você, profissional que está na busca de crescimento profissional. A segunda pergunta é para o seu líder/chefe atual ou futuro e a última pergunta é para os recrutadores.

1) Com qual dos 4 perfis de profissional inovador você mais se identifica?
2) Você (líder/chefe) está gerando oportunidades práticas e organizadas para que os profissionais inovadores possam investir seu potencial?
3) Você (recrutador) poderia explicar ao candidato o que exatamente significa ser inovador para aquela vaga que ele está buscando?

Vamos pensar juntos sobre isso!

Um abraço do Dr. I e do Garcia

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