quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Liderança pelo SIM

Outro dia escrevi um texto intitulado “O poder do SIM”. Quero retomar este assunto, agora abordando um aspecto da liderança relacionado com o SIM. Este texto é para quem trabalha com equipes, para quem lidera equipes.

Quer se tornar mais líder e menos chefe? Diga mais sim do que não. Quer desenvolver as pessoas a sua volta? Diga mais sim do que não. Quer tornar as pessoas a sua volta mais dinâmicas e proativas? Diga muito mais sim do que não. Quer tornar o ambiente de trabalho mais leve e mais produtivo? Diga quase sempre sim e quase nunca não.

É praticamente impossível desenvolver uma equipe, motivar pessoas e proporcionar um bom ambiente quando a gente diz muitos nãos. Se hoje ainda vemos “chefes” comandando equipes com base no poder dos seus cargos, essa situação tende a desaparecer e estas pessoas, os chefes, estão com os dias contados. Estão ficando pra trás e não vão mais conseguir recuperar a liderança perdida (se é que um dia a tiveram...).

Num futuro bem próximo não haverá mais espaço para líderes que dizem mais não do que sim. A geração que está chegando (já chegou), a tal geração Y, tem um outro jeito de encarar o mundo, as organizações e as pessoas com que se relacionam. Foram criadas em famílias e ambientes mais leves e democráticos, ouviram bem poucos nãos durante a sua criação. São muito criativos e proativos, mas precisam ser constantemente motivados (aliás, como todos nós), e não conheço forma mais desmotivadora do que dizer um não.

Dizer sim tem seus inconvenientes. Pode dar errado, pode resultar em problema sério, pode originar conflito, pode tudo. Mas dizer não é muito mais maléfico e pode gerar muito mais problemas. Para dizer não não precisamos pensar. O não sai automático da nossa boca. Para dizer sim temos que pensar um pouco, avaliar possibilidades, avaliar resultados e conseqüências. O sim será sempre uma resposta pensada. O não será quase sempre uma resposta automática. O sim respeita e valoriza a iniciativa do subordinado. O não geralmente revela a pouca importância que demos à questão. Se tiver que dizer um não, que seja depois de uma boa análise e com bom embasamento.

É simples avaliar os estragos na motivação das pessoas que um não pode provocar. Você gosta de ouvir um não do seu superior? Você não fica “puto” quando isso ocorre? Por que o seu subordinado reagiria diferente de você, ao ouvir um não da sua boca? Coloque-se no lugar do seu subordinado e procure avaliar as conseqüências que o seu não vai causar no moral do sujeito.

Não ceda à tentação fácil do não. Dizer sim vai reforçar a sua liderança e valorizar os teus subordinados. Procure dar esta resposta sempre que possível. Mobilize-se por ela. Liderar pelo sim é valorizar a criatividade, incentivar a proatividade e promover um bom ambiente de trabalho.

Então, vamos ser um líder do SIM???

Um abraço do Dr. I

3 comentários:

  1. Dizer Sim, é sempre muito mais dificíl que dizer não. Porém o Sim é o alicerce do Sucesso, e o não o abismo a beira do fracasso!

    Valeu pela dica Dri.
    Abs.

    Ítalo Yuri

    ResponderExcluir
  2. DR.I
    Adorei esta materia, e espero SIM, que possa a cada dia nos ajudar.
    E pode crer o CORINTHIANS vai ser o campeão Brasileiro de 2010. E não vai dizer que NÂO !!!

    Um Forte Abraço !
    Fábio Siqueira

    ResponderExcluir
  3. Dr.I
    Com certeza, muito mais eficiente o SIM.
    Um forte abraço

    Gabriel

    ResponderExcluir