quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pecadinhos da Liderança

Todos os consultores e profissionais de RH sempre têm a sua lista de pecados que um líder não deve cometer. Eu também tenho a minha. Abaixo relaciono os 10 pecados que as pessoas cometem quando exercem algum cargo de chefia. Ao praticá-los, você estará reforçando a sua condição de chefe, e afastando-se de sua condição de Líder. Você jamais será um líder enquanto estiver praticando alguma das ações abaixo:

1. Criticar em público: Talvez o pior de todos os pecados, pois provoca mal estar em todos os presentes. Ao fazê-lo você estará constrangendo o criticado e todos os que estão presenciando as críticas, fazendo-os imaginar que poderão ser os próximos a serem criticados na frente de todos.

2. Falar uma coisa e fazer outra: Um líder se impõe muito pelo exemplo aos liderados. No momento que você passa a fazer diferente daquilo que você apregoa as pessoas o verão como um falastrão, sem moral para liderá-los.

3. Não honrar compromissos: Não existe liderança sem credibilidade. Faltar a reuniões com a equipe, não cumprir aquilo que foi acordado com todos, não fazer a sua parte no trabalho são excelentes formas de sabotar a própria liderança.

4. Mentir: A verdade deve prevalecer sempre, por mais dolorosa que possa ser. Meias verdades e pequenas mentiras também contam. A mentira é sempre descoberta, mais cedo ou mais tarde. A verdadeira Liderança é construída em cima da verdade.

5. Tratar todos da mesma maneira: As pessoas são diferentes e como tais devem ser tratadas. Tratar a todos como iguais vai provocar mais desgosto do que harmonia no grupo. Mas atenção, o tratamento deve ser diferenciado visando melhorar o ambiente, o resultado e a própria auto-estima das pessoas. Deve ser adaptado ao perfil e reações de cada um. Mudar o tratamento com as pessoas em função do humor do dia não funciona.

6. Não dar retorno às pessoas: Muito comum nas Organizações. O chefe recebe algumas sugestões ou solicitações de seus comandados e, por mais simples que possam parecer, não são levadas adiante e nem é dado um retorno às pessoas. Péssima prática que leva a liderança ao descrédito perante sua equipe.

7. Dificultar a comunicação: A boa comunicação é um dos segredos da boa liderança. Cabe ao líder facilitar a comunicação entre todos, para que tudo seja o mais claro possível. Num ambiente em que a comunicação é difícil e truncada, o surgimento de intrigas, boatos e falsas notícias torna toda a comunicação duvidosa, facilitando o surgimento de diversas “versões” para a mesma verdade. Definitivamente, liderança sem comunicação não existe.

8. Ser parcial: Dá pra ser líder tomando partido de alguém? Claro que não. O líder deve ser sempre imparcial. Priorizar o melhor para o grupo e para a Organização, independente do cargo ou condição das pessoas envolvidas.

9. Tratar mal as pessoas: Vale também não ter educação no trato com as pessoas. Destratar pessoas em público potencializa o problema. O líder deve ser o exemplo de educação no trato com as pessoas. Seja educado e gentil com todos e receberás o mesmo tratamento.

10. Usar EU ao invés de NÓS: Aquele chefe que faz um discurso dizendo que “Eu fiz...”, “Eu tive a idéia de...”, está sepultando o espírito de equipe, a união, a harmonia entre seu grupo de trabalho. Apropriar-se das idéias ou dos resultados que um grupo inteiro conquistou não condiz com a condição de Líder. Se você tem este discurso personalista, você está mais pra chefe (e dos bem ruins), do que pra Líder.

Gostou da minha lista??? Tem outra sugestão de pecado??? Escreve aqui no Blog...

Um abraço do Dr. I

3 comentários:

  1. Parabéns meu amigo!!
    Gostei muito, desculpa a falta de participação no seu blog, porém, dentro do possível tento acompanhar suas maravilhosas resenhas.
    Abs!

    Betinho Garroni

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. I;
    Para nós líderes, o texto é muito importante e vale uma boa reflexão. Obrigado.
    Apenas uma observação: Quanto a motivação das pessoas, ninguém tem o poder de motivar ninguém, isso é comprovado. Podemos no máximo influenciar as pessoas ou liderados gerando estímulos para que eles mesmos (por si só) trabalhem motivados. Lembrando que cada profissional tem uma motivação diferente...e nosso papel como líder é identificar o que motiva cada um (já intrínsico em cada um, isso já vem com cada profissional, ou pessoa) e colocar (gerar) estímulos para a excelência da equipe.

    OBS: Tive vários treinamentos, com diversos profissionais e hoje compreendi que ninguém tem o poder de motivar ninguém, isso já está com cada um...

    Att.:
    David.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dri
    Penso que qualquer consultor de RH assinaria esta lista.
    Aliás, sem querer te ofender, és muito bom em consultoria de RH (de resultado).
    Além de em outras, é claro.
    Se me permites, acrescento um que me chamou a atenção nos últimos anos em que
    atuei diretamente na área: ALIMENTAR O DISQUE-DISQUE ou MANCHA-IMAGEM.
    Tem muito a ver com trabalho em equipe mas diz repeito à liderança. O líder que não
    protege a imagem dos seus liderados, perde rapidamente a credibilidade. Ao perder a
    credibilidade, mata as chances de lealdade. Sem lealdade não há dedicação / camisa.
    Pior: pode cometer o crime de incentivar ou permitir que boas histórias construídas
    durante anos, com dedicação e até sacrifícios, sejam desmoronadas em segundos.
    Constuir é demorado. A queda é livre, prá já.

    Ary

    ResponderExcluir