terça-feira, 4 de maio de 2010

O que importa

Sexta-feira passada eu e minha esposa estávamos na fila do caixa do supermercado quando presenciamos uma das cenas mais bizarras que já vimos na vida: a caixa arredondou o troco para menos e deixou de dar R$ 0,02 para uma cliente. Você não leu errado, eu escrevi DOIS CENTAVOS. A reação da cliente (uma mulher de uns 50 anos, cara de poucos amigos, ou melhor, nenhum amigo) foi de uma estupidez absurda. Destratou e humilhou a funcionária, ameaçou a empresa com a “lei do troco”, fez a funcionária chamar o supervisor para abrir o caixa e dar-lhe os 2 centavos, e saiu do super puta da vida.

Caracas!!! Numa sexta-feira à noite, véspera de um final de semana com feriado, e a mulher nesse stress todo. Fico imaginando se a caixa tivesse se passado em, digamos, 2 reais. Certamente teria sido assassinada a sangue frio por esta cliente. Sim, porque se por 2 centavos ela já humilhou a funcionária, 2 reais seria motivo mais do que suficiente para matá-la.

O que leva uma pessoa a agir assim, destemperadamente, por 2 centavos??? Só pode ser um absoluto senso de vazio existencial. Uma pessoa assim, tão estúpida, provavelmente não tem amigos, a família deve tolerá-la só porque é da família, no trabalho, os colegas só falam com ela o essencial, os subordinados (se é que ela os tem) a odeiam e os superiores apenas a toleram. Grande chance de ser funcionária pública, com estabilidade...

Já sei que alguns de vocês estão pensando que ela tinha razão em reclamar, pois os 2 centavos eram dela e a caixa deveria dar-lhe o troco corretamente e, se fosse arredondar, que arredondasse para mais, não para menos. Exigir o troco é uma coisa. Fazer disso um cavalo-de-batalha e destratar uma pessoa por causa disso é uma estupidez que não tem justificativa. Também acho que reclamar 2 centavos é de uma pequeneza (boa essa, heim?) total. Convenhamos, 2 centavos??? Ahá, mas alguns de vocês certamente já estão pensando: 2 centavos hoje, 2 amanhã, 2 depois e ao final do mês olha quanto perdemos: 60 centavos!!! Nossa!!! 60 centavos é dinheiro que justifica todos os estresses diários que tivemos no mês (?). Afinal, com 60 centavos podemos comprar... podemos comprar... o que mesmo podemos comprar com 60 centavos??? Ah, já sei, um pão francês de 50g (não posso falar cacetinho senão os leitores não gaúchos vão me zoar muito). Será que 60 centavos por mês justificam estresses diários??? Será que 60 centavos por mês são suficientes para pagar o psiquiatra, quando o stress se tornar doença grave e exigir intervenção médica??? Claro que não.

Quando a gente perde o senso de importância das coisas, e não consegue mais valorizar um almoço em família, uma brincadeira com o filho, um cineminha com a esposa, um bom papo com um amigo, um programinha banal qualquer com amigos, um bom ambiente de trabalho, um relacionamento sincero com subordinados e colegas de trabalho, um gesto desinteressado de bondade ou carinho, a gente acaba assim, descarregando o vazio existencial e frustrações sobre pessoas que não tem como se defender. Além da estupidez, covardia pura!!!

Nunca se esqueça que o que vale a pena valorizar e o que realmente importa na vida são as pessoas: sua família, seus amigos, seus colegas, as pessoas que estão à sua volta.

Valorize-os e você nunca terá razões para perder a linha por centavos!!!

Um abraço do Dr. I

6 comentários:

  1. parabéns pela sua forma de ver a vida!

    ResponderExcluir
  2. Dr.I,
    Sou obrigado a concordar apenas pela metade. Não devemos trabalhar também para evitar confrontos? Isto vale para nós e para nossos funcionários, se temos condições e preparar nossos funcionários para agir da melhor forma possível em cada situação. No exemplo, por que a empresa não instrui a funcionária a dar o troco correto ou simplesmente seguir o que consta em lei e dar mais troco? A culpa agora é de quem exige seus direitos? Concordo na parte da tonalidade e da forma, que deve ser proporcional ao objeto de reclamação, mas neste caso a culpa não é da funcionária e muito menos da cliente, a culpa é da empresa que não pensou neles.

    Abs,
    Rogério Amador Castilho

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo em número, gênero e grau com o Dr. I!
    Jamais mataria alguém por 2 centavos, mas 2 centavos para mim são importantes! Com esse pensamento de "ai sou uma pessoa boa e superior e por isso não dou valor a 2 centavos", muitos espertinhos ganham em cima das pessoas. Isso vem bem a calhar com uma situação de hoje:
    Fui até uma lotérica pagar umas contas dos meus pais, e deveriam me devolver 17 centavos, aí me devolveram 15, só por desencargo de consciência eu pedi os outros 2 centavos que faltavam, achando que a resposta era um "desculpe senhora, mas não tenho 2 centavos para lhe dar", mas ao contrário do que eu pensava, a mulher com um sorriso amarelo abriu uma caixinha bem recheada de várias moedas de 1 centavos, pegou cuidadosamente 2 centavos e me deu. Isso quer dizer queeeee: eles sempre tem dois centavos, mas como na maioria das vezes ninguém cobra, eles deixam passar. Vá até o exterior, já que todo mundo diz que lá fora todos são mais civilizados, não jogam lixo na rua, fumam em locais abertos e patatá... observem se lá eles deixam passar centavos de um troco!
    E mesmo valorizando meus centavos, valorizo estar com minha família, valorizo estar com meu namorado, sair, ir ao cinema, rever meus amigos antigos... comer uma boa comida... enfim...
    Eu acho que esse Dr. I aí dever ter Mármore Carrara na sala inteira dele pois até meus clientes mais ricos choram até centavos para ter desconto nos projetos, na obra, na marcenaria, em tudo!!!
    Bom, meu conselho, ao contrário do Dr. I, é: valorize seu dinheiro, pois se vc não valoriza, ninguém irá valorizar!!! E se isso é ser pequena de espírito, eu já sou pequena de tamanho então tá valendo... ehehehe

    Beijos a todos e boa semana!!

    Natália Zapata

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir