quarta-feira, 28 de abril de 2010

Adapte-se!!!

Não é novidade para ninguém que vivemos num mundo que muda a todo o momento, onde tudo muda e evolui muito rapidamente, e que está a cada dia mais competitivo. O ritmo das mudanças é cada vez mais intenso. O que fizemos de bom (ou de ruim) até hoje só serviu para uma coisa: nos trazer até aqui. Não dá pra ficar imaginando que os fatores que nos levaram ao sucesso no passado serão os mesmos que nos levarão ao sucesso no futuro. Como diria o rei Roberto: “Daqui pra frente, tudo vai ser diferente, você vai aprender a ser...”. É... temos que aprender um montão de coisas se quisermos ter sucesso no futuro.

Num mundo cada vez mais competitivo, precisamos estar sempre na frente. Ou a gente é o primeiro, ou é um dos primeiros ou vamos ficando para trás, até que sumimos do mercado. Não está nada fácil sobreviver e prosperar neste mundo mutante e competitivo. Isto vale para as organizações e, principalmente, para os profissionais. Aliás, vale muito para os profissionais.

E quem tem mais chances de sobreviver e prosperar neste mercado cada dia mais competitivo???

Para responder a esta pergunta, vamos recorrer a Charles Darwin, cientista inglês que formulou a Teoria da Evolução das Espécies vivas, há 150 anos. O que disse Darwin? “Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É o que melhor se adapta às mudanças”.

Sensacional, não??? A teoria vale para os seres vivos, mas vale muito mais para profissionais e organizações. Ou a gente se adapta rapidamente às novas tecnologias e novas situações que se apresentam, e tratamos de crescer com elas, ou vamos ficando para trás. Não dá mais pra ficar reclamando da vida e ficar só assistindo as mudanças à nossa volta. Tem que acompanhar. Tudo isso parece óbvio, mas não é. Nas organizações em que atuo, vejo muitos profissionais relutando em usar ferramentas de gestão e novas tecnologias, vejo profissionais que não querem sair da sua zona de conforto, vejo profissionais e organizações acomodados num mundinho à parte, que a cada dia vai ficando menor. Resistir às inovações e às novas situações que se apresentam só atrasa nosso desenvolvimento e nos deixa perigosamente na ponta de trás da “cadeia alimentar”.

Então, meu amigo, se você é desses resistentes e acha que não precisa entrar “de cabeça” nas novidades que surgem a cada dia, nunca se esqueça daquele velho ditado gaudério: O boi que chega antes é o que toma água limpa.

Pára de reclamar e trata de aproveitar da melhor forma possível as novas tecnologias e situações que se apresentam para você.

ADAPTE-SE!!!

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer você pelas mensagem que recebo do seu Blog, são de muita importância para mim e para minha equipe de trabalho pois leio todas e passo a eles.

    Paulo Luciano dos Santos

    ResponderExcluir