quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os Métodos que geram resultados

Quando aprendemos sobre gestão de um negócio logo somos apresentados ao principal método da gestão, o método da evolução, o método PDCA (iniciais de verbos no inglês: to Plan, to Do, to Check e to Action). Este método nos diz que tudo que fazemos deve ter um bom planejamento (to Plan), devemos executar o que foi planejado (to Do), medir e controlar os resultados alcançados (to Check) e atuar corretivamente (to Action), se for necessário.

Este método é muito bom e gera excelentes resultados, mas ele só funciona realmente se também utilizarmos um outro método junto com o PDCA, o “método” TBDC - o famoso Tire a Bunda Da Cadeira.

Método é uma palavra que tem origem no latim (methos = meta + hodos = caminho) e significa “caminho para se atingir uma meta”. É um jeito de fazer as coisas, um “modus operandi”.

Tirar a Bunda Da Cadeira significa que Você, pessoalmente, é o responsável pelos resultados e pela gestão do seu negócio, que pode ser uma pequena empresa, uma grande organização, uma carrocinha de cachorro quente ou um setor de uma organização. Você é que tem que correr atrás e fazer acontecer, arregaçar as mangas e ir à luta. Ninguém vai fazer por Você.

Praticar este método é mais do que vestir a camiseta, é suar a camiseta. É estar junto e “pegar junto” com a equipe. Gestores que não entenderem isso não vão conseguir obter os melhores resultados com o método PDCA. Os melhores gestores que conheci foram aqueles que se envolviam muito com suas equipes, que trabalhavam em equipe sendo parte da equipe, e não apenas chefiando a equipe. Ficar sentadinho na sua cadeira, na sua salinha com ar condicionado, controlando tudo por e-mail ou telefone, ou chamando as pessoas para qualquer coisa que se precise, não tem mais nada a ver com a gestão de um negócio.

A prática dos dois “métodos” em conjunto pode levá-lo a resultados excepcionais. Acredite! Funciona mesmo.

Experimenta! Não custa nada, só um pouquinho de boa vontade e, principalmente, aquilo que eu falo sempre, ATITUDE!

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário