quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atendimento de Zero a Dez

O texto desta semana é um pouquinho diferente dos demais. Ele fala sobre Atendimento e ao final eu vou precisar da tua ajuda.

Com a indústria produzindo e vendendo pelos mesmos preços para todos e as margens no comércio cada vez menores, o que faz um cliente optar por comprar um eletrodoméstico nas Lojas Colombo ou no Magazine Luiza? Certamente o Atendimento prestado. O que leva um cliente a fazer suas compras no supermercado Zaffari ou no Carrefour? Certamente o Atendimento prestado. Qual o local que você costumeiramente escolhe para jantar fora com sua esposa(o)? Certamente aquele que você recebeu um bom atendimento e onde você se sente bem. Podemos resumir assim: qual o principal diferencial das empresas dos ramos varejista e de prestadores de serviço? O Atendimento.

O Atendimento já é e vai ser cada vez mais o principal fator de escolha dos consumidores. Mais ainda: é o principal fator de fidelização de clientes. Empresas que não se dão conta disso têm muitas dificuldades em conquistar e manter seus clientes, e certamente terão muito mais dificuldades num futuro bem próximo.

Você não adora quando é surpreendido por um excelente atendimento? Você não fica com vontade de voltar para desfrutar novamente desta sensação de ser bem tratado? Ou ainda, você não fica p... da vida quando é mal atendido? Você não tem vontade de esbravejar e botar a boca no mundo, contar pra todo mundo o que aconteceu? Você não gostaria de ter um canal de comunicação a sua disposição para relatar esses casos em que você foi muito bem ou muito mal atendido?

Esse negócio – Atendimento - é muito importante, embora algumas empresas ainda teimem em não priorizar. Uma das formas que encontrei para contribuir com a melhoria do atendimento às pessoas, foi a criação de um canal de comunicação, onde as pessoas possam publicar suas histórias de atendimento e até dar uma nota para o atendimento prestado pelas organizações. Será um Blog onde poderão ser encontrados os relatos e um Ranking do Atendimento das organizações, a partir das notas dadas pelos seus clientes.

Neste novo canal de comunicação, as pessoas poderão desabafar, elogiar, criticar, sugerir, reclamar, recomendar, se posicionar e, principalmente, avaliar o atendimento recebido, através de uma nota, de zero a dez. As organizações poderão usar o novo canal para consulta, para ver onde estão errando (ou acertando) e fazer as correções necessárias.

Se você teve alguma experiência com atendimento (ótimo ou péssimo) neste ano, que te despertou a vontade de divulgá-lo, envie seu relato para o Dr. I (e-mail ndri@terra.com.br), dando uma nota para este atendimento. Pretendo lançar o Blog nos próximos dias e gostaria de lançá-lo já com muitos casos relatados.

Pára 10 minutinhos, escreve a tua história de atendimento e me envia!

Conto contigo!!!

Um abraço do Dr. I

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