sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ouvindo os funcionários

Acho que vou “levar um pau” dos meus amigos Psicólogos com este texto...

Um das principais dificuldades que percebo em empresas que tenho oportunidade de trabalhar, ou apenas conhecer, é a falta de conhecimento sobre o que pensam os colaboradores da organização. A direção não consegue ouvir os funcionários, saber o que eles pensam, saber do que eles gostam e do que não gostam, entender as razões dos caras.

Aí a empresa contrata um cara para fazer uma palestra motivacional e acha que com isso todo mundo vai passar a trabalhar mais satisfeito e feliz, esquecendo todos os problemas do dia-a-dia. Não é bem assim...

Às vezes as empresas contratam pesquisas de clima caréssimas e complexíssimas e mesmo assim a coisa não flui. Na maioria das vezes a empresa está esperando o “melhor momento” para encomendar a tal pesquisa de clima. Como se existisse um momento ideal para perguntar ao funcionário se ele gosta do convênio com a Farmácia...

Ora, gente, as coisas simples é que dão resultado. Quer conhecer seu funcionário??? Pergunta pra ele de maneira simples e direta, sem rodeios. Não precisa contratar uma consultoria caríssima que vai elaborar um questionário de pesquisa de clima que tem 28 páginas com 10 perguntas sobre cada tema, nenhuma delas indo diretamente ao ponto.
Faça uma pesquisa de clima sim, mas faça de maneira simples e direta. Escolha 10 temas que você acha importante. Só 10. Não existem mais do que 10 temas importantes para serem pesquisados. E faça perguntas que levem o colaborador a marcar um “X” na resposta. Assim, ele vai marcar no máximo 10 “X”. Feita a pesquisa sobre os 10 temas, tabule as respostas e divulgue a todos. Uma semana é mais do que suficiente para isso.

Não faça a pesquisa se você não tem intenção de tomar alguma ação prática sobre os pontos mais vulneráveis. Após a divulgação dos resultados da pesquisa, faça um plano de ação sobre os temas que tiveram pior avaliação. Plano de tiro curto. Ações para serem executadas em cinco ou seis meses, no máximo. Convide os funcionários para participarem da elaboração do plano. Eles certamente terão sugestões importantes para dar. Cuide para que as ações do plano sejam realmente executadas. Isso é fundamental. Divulgue tudo o máximo que puderes.

Seis meses depois, faça uma nova pesquisa de clima, utilizando o mesmo formulário da pesquisa anterior. Você vai se surpreender com os resultados.

Esta é uma forma bacana de motivar seus funcionários. Ouça os caras, atue nos pontos frágeis que eles apontaram e envolva todos na solução dos problemas. É gol certo!!! É simples e dá um resultado fantástico. Experimente!!!

Não sabe bem como fazer??? O Dr. I pode visitar sua empresa e mostrar como se faz.

Um abraço do Dr. I

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