quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um conceito simples que gera resultado

CASO REAL, acontecido há 13 anos: Dois ótimos operários estavam fazendo um furo em uma laje de concreto, próximo de um carro estacionado (importado, novo, preto). O pó que saiu do atrito da broca com o concreto se depositou sobre o capô do carro. Ao perceberem o pó no capô do carro, os operários não tiveram dúvidas, limparam o capô do carro com um pano seco. Resultado: pintura arranhada e dona do carro enfurecida. O gerente da empresa mandou polir o capô e tudo ficou legal com a dona do carro. Após, revisou com os operários os procedimentos até então adotados, implantou novos procedimentos para aquele tipo de serviço e comunicou a todos os funcionários. O caso foi parar na diretoria, que não aceitou pagar o prejuízo (R$80). Um dos diretores chamou o gerente e mandou-o demitir os dois operários. Punição exemplar! O gerente se recusou a fazer tal absurdo. Mandou então descontar os R$80 dos dois. O gerente também não aceitou a determinação. Então o diretor argumentou que, se o gerente quisesse “proteger” seus funcionários, então que arcasse com o prejuízo. E assim foi feito. R$80 descontados do salário do gerente. Quatro meses depois o gerente deixou a empresa. Os dois operários ainda trabalharam muitos anos naquela empresa, e nunca mais cometeram erros semelhantes àquele.

Essa história é verídica, e histórias semelhantes a ela acontecem a todo o momento em muitas empresas, apenas mudando os personagens e os punidos (normalmente são os operários). Isso porque as pessoas ainda não assimilaram um conceito de gestão muito simples: atuação sobre a causa dos problemas.

Quando não atuamos na causa e procuramos os culpados pelos problemas, podemos ter certeza de duas coisas: o problema vai ocorrer novamente e o moral da equipe será profundamente abalado. Não sei qual das duas conseqüências pode ser pior. Não se resolve problemas procurando culpados. Não se forma equipes punindo as pessoas. A única forma de resolver definitivamente um problema é descobrir as suas causas e tomar ações específicas de bloqueio dessas causas. Isso é tão óbvio, mas na prática as coisas não funcionam tão simples assim. As pessoas têm sangue quente e na hora esquecem de fazer o simples, o óbvio, o que dá resultado. Quem consegue praticar este conceito simples de gestão estará sempre evoluindo em resultados e reforçando o espírito de equipe da sua equipe.

ATUAR SEMPRE SOBRE A CAUSA DOS PROBLEMAS. Taí um conceito muito simples e que dá um resultado tremendo. Experimente praticar!

Ah, um dos personagens da história acima era o Dr. I. Dá pra imaginar qual???

Um abraço do Dr. I

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