domingo, 22 de novembro de 2009

À espera de um milagre

Outro dia encontrei um amigo, pequeno empresário, que ficou um bom tempo do nosso encontro se queixando de seus funcionários. As queixas eram quanto à falta de qualificação, falta de comprometimento, preguiça, e até sobre a honestidade do pessoal. Perguntei quanto ele tinha investido em treinamento para o pessoal no último ano. Ele não lembrava o número, mas também não lembrava de ter proporcionado algum treinamento para a turma.

Esse quadro na empresa do meu amigo é comum em muitas empresas, principalmente nas pequenas. Falta de qualificação, falta de comprometimento, preguiça e honestidade (falta de) são características típicas dos brasileiros (maioria). Não é a toa que nosso congresso tem os políticos que tem. Nós os elegemos, à nossa imagem e semelhança.

Então a empresa contrata um funcionário, alguém ensina pra ele o horário de trabalho e onde fica o banheiro e, à partir daí, espera que o cara se transforme num superfuncionário, competente e motivado como se aquela empresa fosse mágica ou operasse milagres. Meu amigo, se a sua empresa não for uma igreja, tenho uma má notícia para te dar: milagres não ecxistem, nunca ecxistiram e nunca acontecerão.

Esperar que uma pessoa, no nosso meio (Brasil-sil-sil), sem nenhum investimento na sua qualificação/motivação, de repente vire um superfuncionário, pelo simples fato de estar trabalhando na sua “maravilhosa” empresa, é mais ou menos como esperar por um milagre.

Quer funcionários qualificados, competentes e motivados??? Tem que investir nisso. Tem que investir em treinamento. Tem que investir em qualificação, pessoal e profissional. Tem que identificar as carências do pessoal e investir pesado para reduzi-las. Tem que motivar o pessoal. E tem que fazer isso sempre, regularmente. Não basta dar UM treinamento e já esperar resultados imediatos. Os resultados dos investimentos em capacitação de pessoas demoram a acontecer. E os investimentos não podem parar enquanto isso. Treinamento e motivação têm que ser como homeopatia: sempre em doses regulares, durante muuuuito tempo. Se não, não faz efeito.

Quer equipe qualificada, competente, motivada e comprometida? Invista nas pessoas. Ou é isso ou você terá que ser muito crente para acreditar em milagres...

Com relação à honestidade, bem, aí já é outra história, para uma outra semana...

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário