domingo, 4 de outubro de 2009

As Secretárias

Na semana passada, dia 30 de setembro, comemorou-se o dia da Secretária. Duvido alguém me apontar algum homem (ou mulher) de negócios bem sucedido que não tenha uma excelente secretária para assessorá-lo.

O contrário é mais fácil de encontrar: executivos medíocres com secretárias competentes. Uma secretária eficiente faz até um medíocre parecer competente. Saber escolher uma secretária é uma das funções mais importantes de um profissional. E saber liderar uma secretária pode ser a diferença entre ser improdutivo e viver estressado ou ser produtivo, ter tudo organizado à sua volta e não ter preocupações desnecessárias.

Uma mulher eficiente ao nosso lado é mais do que ter a agenda sob controle ou ter o ambiente organizado. É ter uma consultora/conselheira que vai nos orientar e suprir aquelas deficiências que temos por sermos homens: atenção aos detalhes, sensibilidade, organização, capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, intuição, entre outras.

Como palestrante motivacional, todo o ano tenho a oportunidade de falar para grupos de secretárias no dia delas, em eventos especialmente preparados para elas. Esses eventos com as secretárias têm algumas características bem bacanas: locais sempre lotados de profissionais ávidas por crescimento profissional, participação maciça de todas, muito interesse em aprender e se motivar e uma intensa troca de experiências entre elas que não se vê em outros eventos semelhantes. São profissionais em busca de algo mais para as suas carreiras, que transformam um dia comemorativo numa oportunidade de “recarregar suas baterias”. Alguém conhece algum outro segmento profissional que tem esta característica? Algum outro profissional comemora o seu dia se qualificando? A maioria dos profissionais só pensa em fazer uma coisa no seu dia: folgar!

Ao longo de minha vida profissional tive inúmeras e competentes secretárias, que tiveram um papel importantíssimo na minha formação e no meu crescimento profissional. Algumas formais, outras informais, não importa. Todas contribuíram significativamente para o que sou hoje como profissional.

Alzira, Eleni, Glacimar, Rose, Márcia, Romi, Vilene, Neuza, Mônica, são algumas dessas pessoas fantásticas com quem tive um prazer enorme de trabalhar.

A Elas a minha homenagem e o meu agradecimento especial pelo que fizeram por mim, e homenageando-as espero estar homenageando todas as profissionais fantásticas que, sem que nos demos conta, nos fazem crescer e nos transformam em pessoas melhores do que somos.

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Eterno Chefe,
    Obrigada pela querida lembrança. Pode ter certeza de que eu ganhei mais do que tu.
    Abraço.

    ResponderExcluir