segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A mensagem da Rede Globo

O programa de maior audiência da Rede Globo é a novela das 8. É este o programa assistido por mais da metade dos brasileiros e por quase todas as pessoas das camadas C, D e E da população. É o principal produto da emissora.

Pois é exatamente neste horário nobre que a Rede Globo, através dos seus autores de novela, nos dá o seu recado: o importante é se dar bem, não importam os crimes, as traições ou a canalhice que se tenha que fazer. Estamos assistindo neste momento a quebra de recordes de audiência em mais uma novela em que o mal triunfa soberano sobre o bem. Na novela "A Favorita" a turma do mal está se dando muito bem, vivendo na riqueza e cada vez se dando melhor. Por outro lado, a turma do bem, cada vez menor, pois vários já foram assassinados pela turma do mal, cada vez se estrepa mais. Se a novela tiver mais 100 capítulos, não restará um personagem do bem...

Nas novelas globais, de maneira geral, os personagens do mal passam mais de 150, 200 capítulos aprontando todas as falcatruas possíveis e sempre se dando muito bem. São os personagens mais carismáticos da novela. Nos últimos capítulos, muitas vezes no último, acontece sempre um dos quatro finais para estes personagens: ou eles se arrependem e são perdoados, numa atitude magnânima dos personagens bons, ou eles se dão bem para sempre, viajando para o exterior e levando uma vida de nababos, ou eles “enlouquecem” e são internados numa clínica psiquiátrica, ou, finalmente, como última opção, morrem. Não lembro de nenhum que tenha ido para a cadeia ao final da novela.

Notem que, das quatro opções para a bandidagem das novelas globais, duas são muito boas, uma leva o sujeito para um local para tratamento psiquiátrico e, portanto, também podemos encarar como boa, e uma leva o sujeito à morte. É raro alguém acabar a novela na prisão. Aliás, quando alguém vai para a prisão nas novelas da Globo, normalmente é algum dos personagens do bem.

Para a TV Globo e seus autores de novela, falsificar um exame de DNA é uma coisa absolutamente corriqueira. Praticamente todos os policiais são corruptos e subornáveis, além de muito “burros”, pois nunca descobrem nada. Todos os personagens do bem são sempre facilmente subornáveis e sempre “aprontaram” algo de ruim no passado. Trair o marido com o irmão dele ou a esposa com a irmã dela são coisas absolutamente normais, do cotidiano das pessoas. Passar a perna nos outros para se dar bem é sempre a tônica da trama, os pilantras e bandidos são tratados como personagens carismáticos e glamourosos, enquanto os personagens do bem são tratados como fracos e ingênuos.

Os personagens “bons” das novelas globais sempre têm um segredo “terrível” guardado a sete chaves. Todos são muito fracos de caráter, pois se submetem facilmente às mais ridículas chantagens. Todos são desprovidos de inteligência, pois fazem coisas que uma criança de 8 anos não faria, todos são ingênuos demais no seu comportamento e nas suas decisões, o que os tornam até idiotizados perante o público, que expressa sua preferência pelo inteligente e carismático mau-caráter da trama.

Qual a mensagem que a TV Globo quer nos passar nas novelas? O crime compensa. O jeitinho funciona sempre. Seja malandro e vigarista que você sempre se dará bem. É só seguir o exemplo da novela e cuidar para não cometer “aquele” erro que fez com que o pilantra morresse no final que estará tudo certo.

Depois é só fazer um “Criança Esperança” por ano, juntando os atores globais que tudo fica bem. Os caras ficam com a consciência tranqüila para criar mais uma novela...

Um abraço do Dr. I

5 comentários:

  1. E ainda tem a suspeita de que o Criança Esperança é uma maracutaia da Globo para deduzir impostos a pagar...

    ResponderExcluir
  2. E além de tudo isso, ainda há o BBB, meu Deus, alguém aguenta??
    E as brilhantes frases do Faustão "oh loco meu", "mais do que nunca", "porra meu"... e tantas outras perolas.
    Sabe o que é pior?
    A maior parte da população não tem acesso a outros canais de TV,
    e a sua cultura se resume a isso...
    Daiane Martins

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, vivemos num país em que as pessoas gostam de levar vantagem em tudo, "cérto"?? Errado!!! Temos que fazer com que as coisas funcionem. Mesmo sabendo que estas pessoas agem de maneira errada. Cada um fazendo a sua parte, mesmo que seja uma pequena ação, já faz com as coisas comecem a tomar o seu rumo certo. Eu faço a minha.... faça a sua!!!!! Marco Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Dr.I!

    Dona rede Globo sempre incentivando o maltido "jeitinho brasileiro" em suas novelas...
    Com certeza grande influenciadora de massa.

    Continue escrevendo!
    Thiago Dri.

    ResponderExcluir