quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Gerente Dona Neiva

As duas funções básicas de um Gerente de empresa são: Liderar pessoas e Atingir resultados. Quando penso nisso me vem a mente a lembrança da Dona Neiva.

Há alguns anos atrás trabalhei para uma empresa que tinha como supervisora de uma determinada área da produção uma senhora com idade em torno de cinqüenta anos, quase nenhuma educação formal (escrevia com muita dificuldade), muitos filhos e uma capacidade de trabalho impressionante. Seu nome era Neiva. Dona Neiva.

Que Líder era a Dona Neiva!!! E que resultados ela atingiu!!!

A Dona Neiva comandava, aliás, LIDERAVA uma área com aproximadamente 10 funcionários, todos homens. Imaginem a situação: a Dona Neiva, a senhora descrita ali em cima, comandando uma área produtiva com 100% de homens, em uma indústria. Dá pra imaginar o que isso significa? No início da implantação de um sistema de gerenciamento de indicadores logo pensei que a Dona Neiva ficaria para trás, pois ela mesma se apressava em dizer que não conseguiria se adaptar aos modernismos de computadores e sistemas. Que nada! Não só se adaptou rapidamente como foi a gerente que mais resultados alcançou com o novo sistema. Dava gosto de ver as apresentações mensais de resultados da Dona Neiva. Com auxílio de um “piloto” para o computador, ela esbanjava categoria nas apresentações, trazia sempre resultados consistentes e crescentes. Se dedicava à melhoria dos resultados da sua área como ninguém. Analisava cada passo dos processos produtivos sob sua responsabilidade, e melhorava, melhorava, melhorava cada vez mais os processos. Uma motivação que dava gosto de ver.

E que Líder era a Dona Neiva!!! Sem nunca ter assistido a um curso ou palestra sobre Liderança, a Dona Neiva Liderava os funcionários sob sua responsabilidade com maestria. Capacidade de mobilização, empatia, comunicação, relacionamento interpessoal, enfim, tudo que é exigido de um Líder a Dona Neiva tinha em abundância e aplicava no seu dia-a-dia.

E que doce de pessoa era a Dona Neiva!!! Para liderar a equipe e atingir resultados muito expressivos ela não precisou pisar em ninguém, nem brigar com o mundo. Com um jeito doce de se relacionar com todos ela foi conquistando seu espaço e vencendo todas as barreiras que apareciam pela frente.

Hoje, quando preciso falar sobre Liderança, Motivação, Trabalho em Equipe, sempre me lembro da Dona Neiva. Lembro também da Dona Neiva quando encontro pessoas com muita formação e com todas as condições para serem Gerentes exemplares e deslanchar na carreira, mas não conseguem se motivar e acabam enrolados em desculpas e explicações...

As empresas precisam de mais Donas Neivas nos seus quadros gerenciais. Se você é empresário ou dirigente de empresa, procure identificar as Donas Neivas da sua empresa e dê a elas o apoio necessário. O resto é com elas... Aí é só contabilizar os resultados positivos.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário