quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A valorização de conquistas, sem “porém”

Impressionante como as pessoas tem o péssimo hábito de valorizar coisas negativas. A imprensa que, como os políticos, representa bem o que pensamos e fazemos, é expert em explorar esse lado negativo das coisas. Nesta semana aconteceram dois fatos absolutamente marcantes e positivos no mundo, e grande parte das pessoas preferiu destacar algum ponto negativo.

O primeiro fato foi a conquista do tri-campeonato mundial de vôlei pela seleção brasileira, na Itália. Uma conquista belíssima, com vitórias marcantes sobre nossos tradicionais rivais nesse esporte, Cuba e a anfitriã Itália. Aí os caras chegam no Brasil é são questionados sobre uma derrota proposital na competição, com objetivo de pegar um grupo mais fácil na fase seguinte. Mas o que esses caras queriam? Ganhar a batalha e perder a guerra? Teve um imbecil (só me ocorre este adjetivo) que disse que a conquista ficou manchada por aquela derrota. Este imbecil certamente nunca entrou numa quadra e disputou um campeonato na vida. Só pode! Se o Brasil tivesse ganhado da Bulgária e perdido mais adiante para a Itália, por exemplo, as mesmas pessoas destacariam que o Brasil “não soube jogar pelo regulamento”. Estão sempre buscando o contraponto negativo para desmerecer a conquista dos outros. Sai negatividade!!! Os caras venceram maravilhosamente, usando tudo o que podiam e tinham direito, principalmente a estratégia. Parabéns pros caras!!! O resto é charopice de gente murrinha, negativa.

O outro fato marcante da semana foi o resgate dos mineiros chilenos. O mundo todo comemorando e se emocionando com o resgate dos caras e em cada canal tinha um “especialista” criticando algum detalhe da operação. Ora era um dizendo que a cápsula Fenix era improvisada e muito apertada, favorecendo a claustrofobia, ora era outro criticando a superexposição dos mineiros na mídia. Alguns criticaram a presença do Presidente Chileno o tempo todo no resgate, argumentando que ele estava agindo politicamente. Um psicólogo brasileiro criticou, à distância e sem saber dos detalhes, o tratamento que foi ministrado aos mineiros. O comentarista, sentadinho na frente da televisão, assistindo a tudo sem ter nenhuma responsabilidade sobre o resultado e sobre a vida das pessoas, tem sempre a melhor solução pra tudo.

Será que precisamos sempre criticar as vitórias dos outros? Será que temos uma predileção especial por desvalorizar as conquistas alheias, colocando sempre um “porém” que desmereça a conquista? Não acho isso legal. Precisamos aprender a valorizar as conquistas dos outros, tanto quanto queremos que valorizem as nossas. Traga isso para o seu mundo. Imagina você atingir uma meta arrojada com sua equipe de trabalho, faz uma festa pra comemorar, se enche de orgulho, fica feliz da vida e aí vem um chato e te diz: “é, você teve muita sorte porque não choveu”. Brochante, não? E como tem gente assim...

Definitivamente, seja uma pessoa positiva. Valorize as conquistas dos outros, sem restrições, sem “poréns”. Valorize também as suas conquistas e as das pessoas à sua volta. Isso só faz bem. Isso anima e motiva à todos.

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Que Deus te ilumine sempre, para que a sua palavra expresse a necessidade de preservar os verdadeiros valores da Vida. Atualmente as pessoas estão se preocupando muito em serem as estrelas, e evidenciam o negativo, para depois dizerem: Viu eu avisei, eu disse que era desta forma. Na minha ótica, a vaidade tem esse poder, desvalorizar o positivo, evidenciar o negativo e se sentir o sábio dizendo que já havia previsto.

    Um grande abraço!
    Betinho Garroni

    ResponderExcluir