quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fazer fazer do jeito positivo

Uma vez, quando estava prestando consultoria para um órgão público, um gerente me perguntou como ele fazia para motivar sua equipe, já que não dispunha de poder para demitir os caras, e a turma vivia bem desmotivada. Imaginava ele que, se os caras não tivessem a tal estabilidade, ele poderia ameaçá-los e como isso fazer os caras trabalhar.

Um dos principais desafios da liderança é motivar as pessoas. Com tantos problemas que as pessoas enfrentam, com tantas deficiências em formação, muitas vezes com baixa remuneração e metas quase impossíveis de serem alcançadas, motivar uma pessoa pode se transformar num obstáculo quase intransponível para um líder.

Mais do que fazer, um líder precisa fazer fazer. Precisa fazer as pessoas de sua equipe fazerem seu trabalho e atingirem suas metas, da melhor maneira possível. Fazer fazer de qualquer jeito é relativamente fácil. É só mandar. Mas fazer fazer espontaneamente é bem mais difícil. A motivação para a realização de um trabalho pode vir de duas maneiras: imposta de cima pra baixo, sob a forma de ordem, sujeita às sanções em caso de não execução, ou incentivada de colega pra colega, de líder para liderado. O primeiro modelo é negativo, usa o poder do cargo, dá resultado no curto e até no médio prazo, mas no longo prazo as consequências são terríveis: falta de comprometimento das pessoas, falta de espírito de equipe, desunião, estresse, falta de confiança entre as pessoas, ambiente ruim, etc. O segundo modelo é o positivo, usa a capacidade de influenciar que um líder deve ter. Gera bons resultados no curto prazo e excelentes no longo prazo, com a equipe mais unida, mais confiança entre as pessoas e proporciona um ambiente de trabalho mais harmônico e prazeroso para todos. Todos ganham com este modelo.

O modelo positivo pode e deve ser usado sempre, em qualquer tempo, circunstância e em qualquer tipo de organização, privada, pública ou 3º setor. O modelo negativo de fazer fazer só pode ser usado em organizações privadas, onde as pessoas ficam sujeitas aos humores e sentimentos de um chefe. No serviço público as pessoas têm estabilidade, e ameaças não fazem o mínimo sentido. Mas peraí, será que precisamos ameaçar as pessoas com demissão para que elas nos obedeçam? Precisamos mandar ao invés de pedir? Precisamos estar sempre lembrando as conseqüências de um não atingimento de metas? Definitivamente, se você só consegue que as pessoas façam o que você quer através da pressão do seu cargo você está na contramão da liderança. Você é um chefe. Sem seu cargo você não será nada. Está na hora de você ser menos chefe e mais líder.

Respondendo ao gerente do órgão público, disse-lhe que, se ele só conseguiria motivar os subordinados com a ameaça de demissão, estava na hora dele se atualizar em técnicas de relacionamento, comunicação e liderança. Ele estava ultrapassado.

Ser líder não é fácil. Ser chefe é bem mais fácil, e era o que ele era, um chefe.

Você também está nessa? Só consegue fazer fazer do jeito negativo, sob pressão do cargo? Se liga! Tá na hora de rever seus conceitos...

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Nesse assunto liderança é bem complicado ter uma receita, para umas pessoas pode servir, ir pra rua e fazer junto, para outros desafiar, enfim, cabe primeiramente o estudo das pessoas com quem estamos lidando e vc sabe bem, são vários tipos e algumas bem complicadas, mas vamos lá, não tem fórmula mágica nesse negócio... Já coordeno equipes a um bom tempo, acredito ter certa habilidade de estímulo sobre meus liderados, alguns mais que outros, pois como disse, cada um é desafiado por alguma coisa, mas existem regrinhas básicas:
    - Primeiro colocar a cara a tapa, chamar um por um pra conversar (dificil de fazer porque as vezes dói, essas pessoas pode ter coisas duras a dizer a teu respeito)
    - Conhecer bem com quem se fala, históricos e tal
    - Combinar o que tu pode fazer pela pessoa para alcançar os resultados propostos, o que combinar, no prazo que combinar, fazer acontecer.
    Tudo isso vc, assim como todos seus seguidores já sabem "decor e salteado", muitas vezes não fazem, mas sabem o que fazer. Mas tem uma palavrinha mágica, que passo para os meus liderados e monitores: sirvam, mesmo que não tenham nascido pra liderar, sirvam, estejam juntos, percam algum tempo para saber da vida dessas pessoas, as escutem, o ser humano adora ser escutado, mesmo que não se tenha nada pra dizer em troca, mas ouvir mais do que falar é um belo começo.

    Bom é minha contribuição
    Abs

    Rinaldo Laureiro

    ResponderExcluir