quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quem não decide nunca erra

Esta semana foi muito desgastante para mim, pois fui exigido ao extremo em um processo decisório, e tive que recorrer a todos os ensinamentos e experiências pelas quais já passei para chegar a uma boa decisão. Não sei se consegui. Muitas pessoas dependiam desta decisão e muitos interesses estavam em jogo. Só o tempo me mostrará se acertei.

O processo decisório envolve uma série de nuances, muitas etapas e muita cabeça-fria. Muita razão e pouca emoção. Decisões tomadas por impulso normalmente são erradas e nos trazem ainda mais problemas. Quando se trata de decisões que afetam pessoas então, mais cuidados devemos ter até a posição final.

Sempre procuro trazer aqui no Blog situações e dicas práticas sobre os assuntos que abordo, que ajudem as pessoas nas suas necessidades. Muita teoria sobre este assunto – processo decisório – pode ser encontrada nos livros e na internet, mas isso não resolve nem ajuda muito nas questões práticas do dia a dia das pessoas.

Na prática, podemos tomar algumas medidas importantes e bem simples que vão minimizar o risco de tomarmos uma decisão errada: Ouvir as pessoas envolvidas, se aconselhar com pessoas mais experientes e centradas, mesmo que não envolvidas no processo, procurar ser o mais imparcial possível (isso é bem difícil, em função de nossa formação e preconceitos), ser o mais transparente possível com as pessoas envolvidas, imaginar tudo que pode acontecer em todas as opções de decisão, ponderar em dobro as opiniões mais radicais, para um lado ou para o outro, calcular os custos diretos e indiretos de cada opção de decisão, avaliar se a decisão é justa e benéfica para os interessados, avaliar se a decisão vai fazer justiça na medida exata, e por fim, avaliar a repercussão e os desdobramentos que a decisão vai ter. A etapa final do processo é amadurecer uma convicção sobre o que foi decidido. Não acelere e muito menos atropele o processo se não for estritamente necessário. Dê o tempo certo para todas as etapas.

Firmou convicção? Manda bala!!!

Um erro muito comum que alguns líderes cometem é tentar agradar a todos. Por sinal, o melhor caminho para desagradar a todos é justamente tentar agradar a todos. Na prática, isso é impossível. Não tente fazer. Já foi tentado e, acredite, não dá certo.

Mesmo com todos os cuidados citados acima, ainda assim corremos o risco de errar. Só não erra quem não decide, quem não assume a responsabilidade da decisão.

Tem outra dica prática sobre este assunto? Deixa tua sugestão aí nos comentários e me ajude a enriquecer ainda mais este tema.

Um abraço do Dr. I

2 comentários:

  1. Muito Bom!!!
    Agradar á todos = Fadado ao fracasso!!!

    Ítalo Yuri Ramos Reis

    ResponderExcluir
  2. Newton
    Se eu precissasse "puxar o saco" p sobreviver, certamente morreria de fome, apesar que nesses 14 anos trabalhando com futebol, precisei me moldar um pouco a algumas situações.
    Fiz esta pequena introdução apenas p te dizer, que tu és brilhante, consegues sintetizar e racionalizar as coisas de uma maneira, que elas parecem completamente simples, e na maioria das vezes até são, mas a gente não consegue enxergar.
    Parabéns pelo teu trabalho. Precisava te dizer isso.

    Mirela Putrich

    ResponderExcluir