quinta-feira, 29 de julho de 2010

Motivação no dia a dia

Não é fácil liderar pessoas. Não é fácil motivar as pessoas. O sucesso da liderança passa pela forma como um líder motiva seus liderados, principalmente no dia a dia. Motivar uma equipe de futebol num jogo de mata-mata, valendo a passagem para a próxima fase, é fácil. Difícil é motivar o time no jogo nº 26, de um total de 38 jogos. Motivar pessoas quando temos um desafio grandioso pela frente é relativamente fácil, mas e quando não temos este desafio grandioso? E quando o nosso trabalho é comum, nossa vida é comum e nosso dia a dia é comum? Quando tudo que temos é a mais pura rotina? Como é que se faz? Acho que posso dar algumas dicas sobre isso.

Primeira dica: As pessoas são muito diferentes entre si. Cada pessoa é única e especial. Não existe uma forma única e garantida de motivar as pessoas. Para cada pessoa, um jeito de motivar. Observar o comportamento da pessoa e, a partir dele, propor ações que a estimule é uma boa forma de começar. O próprio tratamento com as pessoas deve ser individualizado. Tratar todos da mesma forma não dá. Para uns o tapinha nas costas é estimulante, para outros é preciso abraçar e transmitir calor humano. Outros nem gostam de ser tocados. Descobrir e usar a forma certa de tratar é uma forma de motivar.

Segunda dica: Descobrindo se a pessoa gosta de realizar tarefas ou se gosta de correr atrás de metas. Dar tarefas para quem gosta de metas é muito desestimulante para quem as recebe. Dar metas desafiadoras para quem gosta de realizar tarefas vai deixar a pessoa desconfortável e até angustiada. De qualquer maneira, estabelecer pequenas metas por períodos curtos é uma boa opção para motivar um grupo de pessoas. Importante que todos participem deste processo. Envolver todos no estabelecimento das metas e comunicar sobre os resultados e sobre a evolução do negócio é uma excelente forma de motivação.

Terceira: Todas as pessoas têm necessidades. Descobrir estas necessidades de cada membro do grupo e trabalhar para atendê-las vai reforçar sua liderança e motivar seus liderados. Ninguém consegue trabalhar motivado se em casa está faltando gás, se está brigado com o marido, ou se um filho estiver doente. Ignorar os problemas e necessidades das pessoas não é a atitude certa para um líder. Sugiro sempre o envolvimento com as pessoas e o encaminhamento das suas necessidades como uma eficiente forma de motivação.

Quarta: Todos nós também temos aspirações pessoais. Estabelecer uma relação entre o trabalho e as conquistas pessoais que vem em conseqüência de um trabalho bem feito é muito motivador. Sair da cama diariamente, ir para o trabalho, passar a maior parte do dia ralando e convivendo com pessoas que muitas vezes você não gosta tem que ter um sentido. Este sentido tem que ser o da realização pessoal, ou através da conquista de coisas materiais (tangíveis), como a compra de um carro novo, por exemplo, ou através de coisas intangíveis, como uma promoção ou o reconhecimento dos colegas.

Não há uma forma única de motivação. Não há receita pronta para a motivação de pessoas. Tem que ir tentando, errando e acertando. Mas sempre fazendo.

Faça do seu jeito, mas faça!

Um abraço do Dr. I

4 comentários:

  1. Perfeito!
    Sempre muito inteligente e obejtivo no que escreve, pode acreditar que o que escreve leio e sou admirador.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores assuntos e mais real em prática sobre motivação que já li.

    Muito bom!!!

    Israel

    ResponderExcluir
  3. Muito oportuna a tua mensagem , realmente todos deveriam aplica-lá diariamente.

    abraços

    All Press Gráfica
    Tiziana

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Esses textos têm vindo em momentos muito propícios.

    Abração DRI.

    Giovani

    ResponderExcluir