quarta-feira, 7 de julho de 2010

A seleção do Dunga, de novo

No inicio da copa do mundo eu escrevi um texto dizendo que concordava com a convocação que o Dunga tinha feito e via nela um caso exemplar de prática dos conceitos de liderança e trabalho em equipe. Pois agora, depois da desclassificação do Brasil, CONTINUO COM A MESMA OPINIÃO. Acho que o trabalho foi muito bem feito, muito bem conduzido e perdemos a classificação por aquelas coisas típicas do futebol, que fazem esse esporte ser tão apaixonante: o melhor goleiro do mundo falhou num momento que não poderia, as estrelas Kaká e Robinho sumiram do jogo num momento crucial, a seleção mais experiente até agora enviada para uma copa entrou em parafuso após tomar um gol, o Felipe Mello foi o expulso, mas poderia ter sido qualquer um, pois naquele momento do jogo, até o Robinho já tinha saído do seu normal...

O brasileiro tem memória curta mesmo. Não elegemos os mesmos políticos pilantras de sempre??? No futebol, achamos que é só colocar os “craques” pra jogar e tudo dará certo como num passe de mágica. Os oportunistas da hora lembram que a seleção de 70 venceu colocando todos os craques pra jogar, e jogaram bonito naquela copa. Esquecem que o futebol daquela época era em outro ritmo, e caras como Gerson ainda podiam jogar. Aliás, acho que EU também jogaria naquele time, naquela época. Os jogos do meu time de pelada hoje são bem mais “pegados” do que os daquela copa. Na pelada, quando eu pego a bola, já tem um marcador em cima. Em 70, o fumante e pouco esforçado Gerson (ele era o cara que levava vantagem em tudo, lembra?) atravessava o campo tranqüilo, sem marcação nenhuma, e podia pensar bastante no que fazer com a bola. Comparado aos dias de hoje, aquela copa foi jogada em “super câmera lenta”.

Mas os oportunistas da hora esquecem que a década de 70 marcou uma revolução no futebol. A preparação física foi aprimorada e se tornou fundamental no jogo. A velocidade do jogou mudou. Se uma equipe não estiver muito bem preparada fisicamente não conseguirá mais vencer um campeonato. As equipes ficaram mais equilibradas e os jogos passaram a ser decididos nos detalhes. Uma equipe com jogadores muito melhores que a outra não vence se não der o seu máximo. Não adianta mais só jogar bonito para vencer. De 74 pra cá, qual a seleção venceu jogando bonito??? Talvez a Argentina de 86, por causa do extra-classe Maradona, no auge de sua carreira... Em 82, perdemos jogando bonito, com o Júnior lançando o compacto (na época era um vinil pequeno) do “Voa Canarinho Voa” em plena copa (uma gandaia). Em 2006 perdemos com os 5 craques no time (os Ronaldos, Adriano, Kaká e Robinho), e uma badalação total, com a imprensa tietando e se esbaldando em bajulação aos boleiros.

Quando perdíamos as copas de 1974 a 1990, lembro que se dizia que tínhamos os melhores jogadores, mas não tínhamos a organização e a determinação dos europeus. De 1994 pra cá, vencemos duas copas exatamente com essa organização e determinação européia. Nas duas que perdemos, em 98 e 06, lembro que o ambiente era uma gandaia só. Atletas gravando comerciais e faturando durante a copa, atletas em noitadas nos dias de folga, a imprensa bajulando e enchendo o saco dos caras a todo momento, muito oba oba. Lembram??? Eu lembro...

O Dunga fez tudo certo. Convocou os certos, concentrou a seleção para que os atletas focassem o objetivo (qualquer líder de qualquer empresa faria isso), e trabalhou em equipe com deve fazer um verdadeiro líder. Esteve ao lado dos jogadores o tempo todo. Nenhum jogador até agora fez qualquer crítica ao Dunga. Pelo contrário, todos sempre elogiaram o seu líder. Falar agora é fácil. Dizer que Fulano ou Beltrano deveria ter sido convocado e/ou escalado é fácil quando a gente não tem nenhuma responsabilidade com o resultado.

Fazer tudo certo não é nem nunca foi garantia de vitória no futebol. Do outro lado tem outro time que também pode ter feito tudo certo... Se não deu pra ganhar desta vez, o “culpado” com certeza não foi o Dunga.

Esse blá blá blá todo após a derrota é mágoa de tiete de boleiro que não teve o seu queridinho convocado. Ou teorias de quem nunca esteve dentro de um campo de futebol jogando bola, de quem nunca disputou um campeonato na vida...

Ah, e pra não dizer que não falei de craques, duas coisinhas: será que os defensores do Ronaldinho Gaúcho na seleção não ficaram envergonhados com a pança que ele está ostentando nas praias cariocas nos últimos dias??? A julgar pela histeria com que alguns cronistas esportivos defenderam a convocação dos craques Neimar e do Ganço, será que o Santos já pode mandar fazer as faixas de Campeão Brasileiro???

O Dunga provavelmente nunca lerá este texto, mas que fique registrado que aqui tem um cara que apóia homens como ele, que tem fibra, princípios, cara limpa (feia, é verdade...), espírito vencedor, e que pratica a liderança a partir do seu exemplo e atitudes.

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. CORRETO, TAMBEM APOIO O QUE DUNGA FEZ, DISCORDO APENAS QUE EM ALGUNS MOMENTOS , DEVERIA TER SE ADAPTADO A SITUAÇÃO (COMO UM EMPRESARIO, QUE AO PERCEBER FAZ MUDANÇAS DE ESTRATEGIAS A QUALQUER TEMPO) E EFETUAR MUDANÇÃO MESMO AOS 30 MIN DE JOGO. SERA QUE NÃO HAVIA NOTADO QUE O ATAQUE ESTAVA SEM PRODUÇÃO?, SERA QUE AO TOMAR O GOL, COM TODA A ESTRUTURA DE ACOMPANHAMENTO NINGUEM PERCEBEU QUE O TIME ESTAVA APATICO?, ENTÃO ACREDITO QUE ELE FEZ CERTO, MAS NÃO FEZ NADA (E ESTAVA AO SEU ALCANCE FAZER. EX. O JOGO DO GREMIO, EM QUE O TECNICO FEZ UMA SUBSTITUIÇÃO, LEVOU DOIS GOLS E TROCOU O JOGADOR QUE HAVIA ENTRADO)PARA MODIFICAR AQUELA SITUAÇÃO QUE APRESENTAVA NO MOMENTO, E A RELEITURA DO JOGO, E SEUS AUXILIARES (FAÇAM ALGUMA COISA, PEQUEM POR TEREM TENTADO, NÃO POR CONVIGÇÃO ERRONEA, MUDEM ADAPTEM-SE, POIS SEGUNDO O MEU ENTENDIMENTO A PESSOA QUE SE ADAPTA AS DIVERGENCIAS MAIS RAPIDO E ATINGE SEUS OBJETIVOS COM SUCESSO
    GRANDE ABRAÇO QUE A LIÇÃO DO DUNGA NOS AJUDE EM 2014.
    ALEXANDRE HANSEN

    ResponderExcluir