domingo, 30 de agosto de 2009

O jeito de tratar

Esse negócio de liderar as pessoas não é uma coisa muito fácil não. É cada detalhezinho que pode fazer toda a diferença...

Para quem trabalha com pessoas e tem que, através delas, alcançar resultados, recomendo sempre utilizar uma técnica bem simples, mas muito eficaz: tratar as pessoas de forma diferente.

Pessoas são diferentes. Não existem duas pessoas iguais. Se pessoas são diferentes, não devemos tratá-las como iguais, quando estamos tratando de motivação.

Peão de estância é quem trata todas as vacas do mesmo jeito.

Para cada pessoa, uma forma de tratamento, um jeito de motivar. Há os que se motivam com um tapinha nas costas, há os que se motivam se tiverem metas arrojadas, há os que precisam ser mandados, há os que se estimulam com uma voz forte de comando, há os que se motivam com palavras carinhosas, há os que se estimulam “na porrada”. Enfim, cada pessoa tem o seu jeito e para cada uma temos que usar o jeito certo para “tocá-las”.

Se usar palavras carinhosas com quem se estimula “no berro”, ou vice-versa, vai dar tudo errado. Imagine usar palavras fortes e agressivas com alguém muito sensível, que se impressiona com facilidade. O efeito vai sair ao contrário. Ao invés de motivar, nós só conseguiremos inibir e constranger esta pessoa.

Aprenda a conhecer as pessoas que trabalham com você e descubra qual a melhor forma de motivá-las. A sua equipe estará harmonizada, os resultados acontecerão naturalmente e você estará desenvolvendo seu perfil de liderança.

Vale a pena experimentar.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário