quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Desafio da Mudança

Ninguém muda pensando em piorar. Quando a gente muda, muda porque está querendo melhorar alguma coisa. Muda por que algo está nos incomodando e precisa ser melhorado.

Ao iniciar um processo de mudança na nossa vida temos que ter bem claro que um desafio inicial logo se impõe: é o desafio da primeira etapa da mudança. Talvez o mais importante a ser vencido. Vencê-lo significa atravessar a parte mais difícil do processo e se encaminhar para uma grande conquista.

Mas por que o desafio da primeira etapa é o mais importante num processo de mudança? Simples. É o período em que os resultados pioram. Tudo piora. Sempre piora.

Quem já fez uma reforma em casa, quem já fez uma cirurgia plástica, quem já passou por mudança de sistema na empresa ou quem já parou de fumar sabe bem do que eu estou falando. Nos quatro exemplos citados, como em todas as mudanças, a primeira etapa é terrível. Mas, vencida a primeira etapa, as etapas seguintes acontecem naturalmente e os resultados também acontecem da mesma forma. Quando a gente desiste da reforma da casa logo após as primeiras demolições, é certo que a casa ficará pior do que antes. É preciso vencer esta etapa para chegar na fase dos acabamentos, quando a casa começa a ficar do jeito que sonhamos. Quando a gente muda o sistema na empresa, os primeiros dias são terríveis. São dias cheios do que o pessoal da informática chama de “bugs”. Além de não sabermos usar muito bem o novo sistema, ele ainda não funciona direito. É quase um caos. Entender o que está acontecendo, consertar os bugs e se adaptar ao novo sistema rapidamente vai fazer a gente vencer esta etapa. Se pararmos ou voltarmos atrás por causa das primeiras dificuldades, não evoluiremos.

Quem não consegue vencer o Desafio da Mudança não conseguirá ter bons resultados no final. Não conseguirá o tão esperado êxito. Na primeira etapa é preciso convicção para continuar. Quando tudo parece que está dando errado, é preciso determinação para continuar.

Não esqueça disso quando você for implantar aquelas mudanças que há tempos você vem pensando em fazer.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário