quinta-feira, 23 de julho de 2009

Investimento em motivação

Neste 2009, a velha frase muito usada pela turma do marketing “Parar de anunciar para economizar dinheiro é como parar o relógio para economizar tempo” bem que poderia ser adaptada para “Parar de capacitar e motivar as pessoas para economizar dinheiro é como parar o relógio para economizar tempo”.

Num ano difícil, com o mercado instável e turbulento, incrivelmente os empresários e áreas de RH têm relegado a um plano secundário os investimentos em capacitação e motivação de colaboradores. A crise tem sido a desculpa preferida pelas empresas para empurrar para outra época aquela palestra motivacional para os colaboradores, ou aquele treinamento tão necessário para o pessoal do atendimento ao cliente.

Quando uma palestra motivacional é mais necessária? Quando tudo está bem, as vendas estão indo bem e os colaboradores estão satisfeitos? Ou quando as coisas não estão bem, há um clima de desconfiança no ar e as vendas não vão bem? Certamente no segundo cenário a motivação é mais necessária para os colaboradores.

A teoria é tão óbvia, mas na prática a coisa não é tão simples assim. Como está “todo mundo” pisando no freio com as despesas e investimentos, e a maioria dos empresários brasileiros segue a mesma cartilha, então o negócio é cortar gastos com treinamento e desenvolvimento de pessoas. E todos ficam na mesmice, aguardando que o cenário se modifique.

Enquanto isso, os colaboradores que se lixem. São exigidos ao máximo, tem que fazer o trabalho daqueles que foram demitidos, não recebem informações claras e posicionamento claro da empresa, sofrem uma tremenda pressão psicológica imaginando que serão os próximos a serem demitidos, não recebem apoio de sua chefia, o ambiente acaba ficando minado e o que mais escutam dos seus superiores são coisa do tipo “ainda bem que vocês ainda têm um emprego”... O trabalho torna-se um sacrifício e tanto.

A hora de investir em treinamento, desenvolvimento e motivação de pessoas é agora, antes que seja tarde e os estragos na equipe se tornem irreversíveis.

As poucas empresas que estão apostando nisso certamente estão e estarão na frente da concorrência após esta fase turbulenta. E você sabe: hoje em dia, ou você é um dos primeiros no seu negócio, ou você vai ficando cada vez mais atrasado, até que não consegue mais alcançar os primeiros. É uma questão de sobrevivência.

Ou esqueça... Ninguém é obrigado a sobreviver...

Um abraço do Dr. I

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