quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fazer fazer

Nem sempre um excelente vendedor vai dar um bom gerente. Uma coisa é o trabalho individual, e outra é o trabalho em grupo, quando se é o líder do grupo. Fazer é bem diferente de fazer fazer.

Muitas empresas erram duplamente ao promoverem a cargos de chefia profissionais que não tem o perfil de líder, apenas baseado nos resultados do trabalho individual. Promovem o profissional errado e deixam de lado o profissional melhor preparado para liderar uma equipe. E a promoção errada não tem volta, só tem um caminho: a demissão.

É um dos grandes dilemas que gerentes e diretores têm que enfrentar nas suas carreiras. Como ser justo numa promoção interna, e não se arrepender depois? Como recompensar os melhores desempenhos individuais e ao mesmo tempo realizar uma promoção interna bem sucedida?

Não são questões fáceis de encaminhar. A verdade é que uma promoção interna tem que ser muito bem avaliada, para não ter erro. Promover por promover provoca satisfações a curto prazo e decepções a médio e longo prazo. A recompensa por desempenho individual não pode comprometer o trabalho e o desempenho futuro da equipe com uma promoção mal realizada.

É verdade que, para ser promovido, o profissional tem que ser o melhor no que está fazendo no momento. Tem que conseguir resultados excepcionais no seu atual trabalho, seja ele um trabalho individual ou em grupo. Mas só isso não basta. Trabalhar e conseguir resultados individualmente é uma coisa. Liderar um grupo de pessoas e fazer todos também conseguirem resultados é outra coisa.

Fatores como determinação, iniciativa, organização, foco no resultado, e outros, são importantes tanto no trabalho individual quanto na liderança de equipes, mas liderar equipes exige bem mais do que isso. Empatia, relacionamento interpessoal, capacidade de articulação, negociação e mobilização de pessoas, visão do todo, são alguns requisitos importantes exigidos de um líder, que nem sempre o profissional de melhor desempenho do grupo tem.

Para recompensar desempenhos individuais excelentes, prefira opções como gratificação, premiação adicional (não necessariamente me dinheiro), aumento de salário, aumento de comissionamento, à simples promoção.

Ah, e deixe bem claro para todos os envolvidos as suas opções de recompensa e promoção. Transparência é fundamental nestes processos.

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Tem que ter sabedoria,não simplesmente sair mandando tem que ter o dom da coisa.Tem aqles que sabe só obedeçer,e aqueles que sabe mandar.
    Aqueles que só sabe ser mandado,não tem muita personalidade,não gosta de se comprometer.

    UM abraço seu DRI.

    ResponderExcluir