segunda-feira, 15 de março de 2010

VALER A PENA

Quando inicio a elaboração de um texto tenho sempre em mente aquilo que determinei como missão pessoal e profissional: INSPIRAR E MOTIVAR PESSOAS.

Procuro sempre fazer um texto que atenda esta missão. Durante a elaboração, e principalmente no final, releio o texto várias vezes e, se perceber que o texto não a atende, faço alterações até que ele fique de um jeitão que inspire ou motive as pessoas. Ok, ok, às vezes eu não faço nada disse e mando um texto polêmico, que mais desperta indignação do que inspiração. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o texto sobre os fumantes. Muitos retornos, alguns apoiando e outros indignados. Apesar dos protestos dos fumantes, sei que pelo menos uma pessoa decidiu deixar o vício, motivada pelo texto. Só por isso, escrever o texto já VALEU A PENA!!!

Sei que meus textos são utilizados por várias pessoas em trabalhos com grupos nas organizações, outros textos são impressos e afixados em murais, servindo como mensagem para a semana, também sei de pessoas que reenviam o texto para amigos e colegas de trabalho, e tem também aqueles que me respondem e trocam vários e-mails comigo sobre o assunto da semana. Por isso tudo, cada texto VALE A PENA ser escrito.

Apesar do Blog do Dr. I ter uma excelente visitação, poucas pessoas postam comentários. Imagino as razões: falta de hábito, de tempo e talvez um pouco de receio de expor uma opinião. Conseguir motivar uma pessoa que seja para ler um texto e postar um comentário no blog me faz VALER A PENA escrever um texto.

Tudo que nos acontece na vida pode ser visto pelo lado otimista ou pessimista. Tudo pode ser muito bom ou muito ruim, dependendo de como encaramos as coisas que acontecem à nossa volta. Pequenas coisas, por mais triviais que sejam, podem nos fazer pessoas melhores. Podemos filtrar tudo e ficar apenas com o lado bom. Ficar achando tudo ruim não vai nos levar a lugar algum, vai apenas nos transformar em pessoas pessimistas e infelizes. O pessimista enrustido se intitula “realista”.

Já dizia o poeta, tudo VALE A PENA quando a alma não é pequena. Um pequeno acontecimento à nossa volta, um pequeno gesto que seja, um cumprimento, um beijo, um carinho, até um pequeno infortúnio (nunca esqueçam, o que não nos mata, nos fortalece) são motivos mais do que suficientes para fazermos nossa vida VALER A PENA.

Não percamos tempo nos lamentando porque algo deu errado, algo não aconteceu exatamente como queríamos. Foca no que VALE A PENA. Em tudo podemos encontrar algo que VALE A PENA para a nossa vida. É só ajustar o nosso “filtro” de percepções na posição POSITIVO.

Experimente! VALE A PENA!!!

Um abraço do Dr. I

2 comentários:

  1. dar uma passadinha aqui hoje também valeu a pena! Saudações paulistas!

    ResponderExcluir
  2. o que mais me chamou atenção no seu treinamento é a oportunidade dada para as pessoas q sao timidas como eu. Luto com isto dia após dia.

    ResponderExcluir