quinta-feira, 4 de março de 2010

O conceito do SUCESSO

Um dos conceitos mais básicos e simples que existe quando falamos de qualidade total é o conceito de “fazer certo da primeira vez”. Um conceito tão fácil de entender, mas tão difícil de colocar em prática.

As Organizações adotam métodos e ferramentas de gestão muito bons, implantam sistemas modernos e tecnologias de ponta, capazes de proporcionar ganhos de produtividade cada vez maiores, mas se as pessoas que trabalham nessas organizações não praticam este conceito diariamente, nada funciona.

Isso vale para Organizações e para profissionais. Você jamais será um profissional bem sucedido se não conseguir praticar este conceito tão simples. Não interessa se você trabalha em uma grande Organização ou é um profissional liberal, não interessa se você é chefe ou subordinado, concentre-se e discipline-se para sempre praticar este conceito.

Fazer certo da primeira vez. Parece tão simples, não? É simples, mas na prática a teoria é outra. O que vejo por aí são pessoas entregando relatórios incompletos ou mal feitos, sem revisão, vejo pessoas fazendo apenas o básico da sua função, vejo pessoas entregando produtos (ou serviços) pela metade e reclamando que não recebem promoção, ou que não conseguem fazer o seu negócio prosperar. É a turma do vai-assim-mesmo. Consegue identificá-los à sua volta? És um deles? Péssima constatação...

Na vida real, com a concorrência cada vez mais acirrada, entre Organizações e entre profissionais, entregar o produto do seu trabalho perfeito e sem reparos é fundamental para diferenciá-lo dos demais. Se você não der o seu máximo, não adiantará reclamar da sorte depois. Muitas vezes a gente dá o máximo, faz tudo certo e, mesmo assim, não conseguimos o êxito desejado. Imagine se não dermos o nosso máximo...

Se algo vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito. Isso vale para todas as áreas da nossa vida. Se não nos dedicarmos ao máximo nos nossos relacionamentos, não teremos bons amigos(as) e companheiros(as), se não jogarmos com dedicação máxima, não conseguiremos ganhar aquele campeonato que tanto queremos, se não fizermos o máximo no nosso trabalho, não conseguiremos crescer profissionalmente, e assim por diante.

Todos precisamos trabalhar. Todos precisamos fazer coisas na vida. Praticar o conceito de fazer certo a primeira vez não é garantia de que tudo vai dar certo, mas se algo der errado, você ficará bem consigo mesmo, pois terá dado o seu máximo. A sensação de que não se alcançou um objetivo qualquer porque faltou um pouco de esforço ou um detalhe qualquer é bem desagradável e desestimulante.

Então, aproveite para ser um profissional completo, pratique este conceito em todas as coisas que você fizer. Aí é só colher os frutos e saborear o seu sucesso.

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário