terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Planos e Atitudes

Nesta época do ano a maioria das pessoas aproveita para fazer planos para o novo ciclo que se inicia. Comigo não é diferente. Nos últimos dias tenho pensado em algumas coisas legais para 2010 e estou começando a colocar tudo no papel, não sem antes ter dado uma boa revisada no plano do ano passado.

Constato que, dos meus 12 projetos de 2009, apenas um se realizou na integra e atingiu os objetivos propostos. E nem foi o de enriquecer... Os demais não se completaram ou atingiram objetivos parciais. Acho que sou muito otimista e me dou prazos curtos demais para os projetos. É assim mesmo. O ciclo funciona assim: planeja, executa, mede, avalia resultados e toma medidas corretivas para o próximo ciclo. E aí repete tudo de novo.

É importante fazer planos, mas talvez as coisas mais importantes que tenhamos que fazer não possam ser transformadas em projetos. Ser mais tolerante com as pessoas, por exemplo, não dá pra colocar em planos nem estabelecer uma meta. Fazer novos amigos e fortalecer velhas amizades também não tem uma expressão numérica que os quantifique. Dá pra fazer um plano para “ser menos malandro e não tentar levar vantagem em tudo, sempre”? Como colocar no papel uma meta para “ajudar a melhorar a vida das pessoas que te cercam”? Impossível!!!

As coisas mais importantes que temos que fazer não dependem de planejamento. Dependem de A T I T U D E, e isso definitivamente não se põe no papel.

Faça seu planejamento para o novo ano sim, mas não esqueça de tomar as atitudes corretas em 2010. Elas podem até não ajudar na realização do teu plano, mas certamente vão te transformar numa pessoa melhor e contribuir para que o nosso país melhore um pouco também. Algumas sugestões simples para 2010 que só dependem de A T I T U D E:
- respeitar filas (do supermercado, do banco, da entrada no avião, do trânsito)
- não fazer gatoNet (ficará mais barato para todos)
- não comprar produtos piratas/roubados/contrabandeados (assim não alimenta a indústria do roubo)
- devolver o troco recebido a mais
- se irritar menos no trânsito
- parar de tentar levar vantagem em tudo, a qualquer preço
- não cheirar ou fumar baseado (assim não alimenta o tráfico e a violência)
- deixar de freqüentar locais e consumir produtos de empresas que não te respeitam como consumidor
- votar com consciência em pessoas íntegras, que pelo menos não mintam e se comprometam com a palavra dada antes da eleição (confesso que essa é difícil...)

Vamos lá, tente fazer algumas delas em 2010.

E sobre meu plano para 2010, um projeto é certo, dependendo de detalhamento: assistir Paul McCartney ao vivo na sua última turnê. Mazzáh!!!

Um abraço do Dr. I

Um comentário:

  1. Caro Newton,

    gostei muito do planejamento para 2010. A T I T U D E, sim, é disso que este país precisa e nós, também, como cidadãos e como seres humanos.

    Mas falando não tão a sério, gostei muito do último projeto: assistir Paul McCartney, ao vivo ! tô nessa, me avisa quando será, por favor.
    abç

    Suzete

    ResponderExcluir