sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O fazedor de textos

Escrever um texto por semana não é uma tarefa das mais fáceis. Fico imaginando os colunistas de jornais que tem que escrever um texto todo santo dia. Haja criatividade. Cada vez mais admiro o Paulo Santana, que escreve textos ótimos quase todos os dias.

Meus textos são escritos nas quintas ou sextas-feiras. As vezes sento na frente do computador sem nenhuma idéia na cabeça, e procuro inspiração relembrando fatos da semana. Começo três ou quatro textos ao mesmo tempo, falando de coisas completamente diferentes. As vezes chego a quase completá-los, até desistir por achar que não ficaram bons. Fico pensando: o que uma pessoa que recebe um texto do Dr. I gostaria de ler? Que tipo de mensagem positiva em poderia passar para meus leitores? Que experiência eu vivenciei que seria bacana de compartilhar com as pessoas? De que forma o meu texto poderia fazer alguma diferença (mesmo que bem pequena) na vida de quem me lê? Tentando responder essas perguntas vão surgindo os assuntos. Depois de escolher os assuntos, é começar a escrever, tendo o cuidado para não ser repetitivo e cansativo.

Gosto de escrever sobre alguns assuntos, como sonhos e liderança, por exemplo. Com relação ao tema Sonhos, procuro incentivar as pessoas a sonhar, para que elas busquem nos sonhos a inspiração para viverem mais felizes. Com relação à Liderança, procuro dar dicas práticas de como a pessoa pode desenvolver sua liderança e crescer profissionalmente atingindo resultados e sendo um exemplo positivo para sua equipe.

Uso muitos exemplos e situações que vivenciei ao longo da minha carreira profissional e mesmo situações do cotidiano para ilustrar os textos. Não por me achar “o cara” que já passou por tudo e que tem a solução para tudo, mas para mostrar que as situações relatadas são comuns e acontecem com todos. Se eu posso dar uma dica sobre uma situação que eu já vivenciei e isso pode ajudar alguém, já tá valendo escrever. A idéia é “Aconteceu com o Dr. I, então pode acontecer com qualquer um. Funcionou com o Dr. I, então pode funcionar comigo”. Note que na descrição do Dr. I eu escrevo “Sou um cara normal, com várias experiências na vida, umas boas e outras ruins. TUDO NORMAL. Ah, e sendo normal sou palestrante inspiracional. Sou o Doutor I. Meu grande desafio: sendo normal, inspirar e motivar pessoas normais, como você”. Se você é uma pessoa normal como eu, certamente as situações relatadas nos meus textos têm alguma coisa a ver com você.

Agora mesmo este texto pode fazer a diferença para alguém. Quantas vezes nos deparamos com situações que não sabemos o que fazer? Não sabemos nem por onde começar. Temos que fazer alguma coisa e não sabemos o que. Muita calma nesta hora. Analise as possibilidades, pense com calma em todas as situações e vá em frente. Mas o mais importante de tudo: AJA! Imagine que o que você tem que fazer é como um texto semanal que precisa ser escrito e publicado. Não dá pra deixar pra depois e não dá pra não fazer.

Não deixe para os outros o que VOCÊ precisa fazer. FAÇA!

Um abraço do Dr. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário