quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Joõezinhos do Passo Certo

Conta a história que o soldado Joãozinho do Passo Certo marchava num compasso diferente dos outros 999 soldadinhos. Ao ser questionado pelo Sargento ele afirmou que o compasso dele estava correto: “Os outros é que estavam marchando errado!”

A inspiração para este texto surgiu ao lembrar os comentários que meu filho fazia acerca de algumas atitudes minhas que ele presenciou durante a sua infância e adolescência. A cada atitude “diferente” minha no nosso dia-a-dia (devolver um troco a mais, fazer a coisa certa), que para mim era uma coisa natural, mas que destoava do que a maioria das pessoas fazia, ele brincava e me chamava de “Joãozinho”, lembrando a história do Joãozinho do Passo Certo. E cada comentário “é um Joãozinho” dele vinha quase sempre acompanhado de alguma observação, do tipo: de que adianta só tu fazer isso se todo o mundo faz de outro jeito, ou ainda: se fosse outro deixava assim e tudo bem...

Infelizmente esta é a realidade neste país. O perfil e o comportamento dos brasileiros é profundamente lamentável. No nosso país, fazer o certo é a exceção. O sujeito que não passa a perna em ninguém, que não tenta levar vantagem em tudo e que pensa no coletivo acima do individual é a exceção. É o Joãozinho do Passo Certo ao contrário.

Numa terra em que a maioria das pessoas está sempre tentando levar vantagem em tudo e se “dar bem”, este texto é uma conclamação a todos os Joõezinhos, para que iniciem uma revolução silenciosa neste país, tornando-o mais agradável e justo para se viver. Que os Joõezinhos do país sejam os exemplos a serem seguidos pelos demais, que teimam em andar no passo errado. Que os Joõezinhos do país cresçam, apareçam e se multipliquem. Este texto conclama os Joõezinhos a nunca desistirem de ser Joõezinhos.

Abaixo a malandragem!!!
Abaixo a vigarice!!!
Abaixo a falta de educação!!!
Abaixo a mentira!!!
Abaixo o jeitinho!!!

Salve os Joõezinhos!!!

Você acha que este texto não é para você? Você também se acha um Joãozinho? Você não rouba sinal da TV a cabo? Você não compra produto pirata ou roubado? Você não fura fila? Parabéns! Segue assim e procure disseminar atitudes e comportamentos legais.

Teremos logo aí na frente uma eleição. Identifique os candidatos “Joõezinhos” e vote neles. Precisamos eliminar da política os políticos mentirosos e corruptos. Comece já nesta eleição. Se não for assim, depois não adianta reclamar.

Ah, o meu filho??? Cresceu e virou um “Joãozinho” também.

Um abraço do Dr. I

3 comentários:

  1. Dri,

    Não desmerecendo teus outros textos, mas esse está perfeito!!!!

    Parabéns!!!

    Alexandre Garcia

    ResponderExcluir
  2. Dri, mais uma vez, parabéns pela postagem, é o mais emblemático dos assuntos existentes em nossas vidas e que, na maioria das vezes, não damos o devido valor!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bastante interessante o teu texto, pois, ao passar do tempo, nem nos damos conta de que tais joõezinhos são cada vez mais raros!

    Abraço!

    Luciano do ECO

    ResponderExcluir